CATEGORIAS

BLOG DE NOTICIAS

Carnaval da Paz supera expectativas e registra público de mais de 95 mil pessoas

20 de February de 2015 às 17:19min | Segurança, Mobilidade e Transporte, Carnaval, Agtur

Malena Mota

Valério Zelaya

Os dados foram apresentados durante coletiva realizada nesta sexta-feira, 20. 

Com o novo formato de Carnaval realizado pela Prefeitura de Palmas, denominado “Carnaval da Paz”, o público pôde conferir uma programação diferenciada, atendendo aos mais variados seguimentos da sociedade, com programação contemplando à população palmense de Norte a Sul da Capital, mais o distrito de Taquaruçu. Durante o evento foram realizados shows no Jardim Taquari, nas Arnos e na Teotônio Segurado, que registrou a presença de público de mais de 95 mil pessoas em todo o circuito.

 

Dentro do circuito “Folia da Paz” foram resgatados os valores tradicionais de antigos carnavais, iniciando com um tradicional baile de Carnaval na grande Praça do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, contou com a  presença do cantor baiano, Moraes Moreira. O circuito seguiu com matinês à fantasia para as crianças, encontro de blocos de rua, apresentação de frevo e marchinhas no distrito de Taquaruçu e CarnaRock no Tendencies Bar.

 

Já o circuito “Palmas Capital da Fé”, realizado pela Agência Municipal de Turismo (Agtur), teve uma programação artística ecumênica com momentos de louvor, adoração e renovação da fé, onde estiveram presentes turistas, em especial do interior do Tocantins e estados vizinhos. Só no Capital da Fé foi registrado um público de mais de 90 mil pessoas.

  

Todos os dias o circuito recebeu artistas de renome nacional como - Mattos Nascimento, Anderson Freire, Oficina G3, Rosa de Saron, Banda Dominus, Cantores de Deus , Tony Alisson,  Vida Reluz, Davi Sacer, Cassiane e Thalles Roberto , além de cantores locais.

 

O presidente da Agtur, Cristiano Rodrigues, fez uma avaliação do evento, que segundo ele, o grande fluxo de pessoas já demonstra que iniciativa foi acertada. "Tivemos muitas caravanas de várias partes do Estado, a população correspondeu com a proposta do evento", ressaltou Rodrigues.

 

Ainda de acordo com Rodrigues, o prefeito de Palmas, Carlos Amastha, já está orientando toda equipe para que se empenhe e que no próximo ano o evento seja ainda maior. "Vamos trabalhar mais a divulgação na busca de novos turistas a equipe está motivada pelo sucesso deste evento, que com certeza vai render divisas econômicas para o município além da imagem positiva", concluiu o presidente da Agtur.

 

A presidente da Fundação Cultural de Palmas, Eliane Campos, fez uma avaliação positiva do evento, ressaltando a importância de resgate do legado cultural do Carnaval de marchinhas. “Estes últimos dias de evento nos confirmaram que estamos no caminho certo, com o investimento em resgatar a tradição da cultura popular brasileira por meio das marchinhas”.

 

Pesquisa

Uma pesquisa foi realizada pela Secretaria Municipal de Assuntos Estratégicos nos seis dias de eventos relacionados ao Carnaval na Capital, sendo que estas datas englobam o primeiro dia de evento, com a realização do “Baile Municipal”, no dia 07 de fevereiro, e demais dias de circuito de Carnaval, que vai de 13 a 17 de fevereiro. A análise contemplou todos os setores da Capital onde realizava cada evento, com 1.230 pessoas entrevistas.

 

Os quesitos analisados na pesquisa foram: Acesso aos eventos, estacionamento, sinalização e informações, banheiros, limpeza, segurança, decoração, fiscalização de trânsito, preços de comidas e bebidas, qualidade das comidas e bebidas, qualidade das atrações, estrutura, alegria “astral”. Dentre os 13 itens pesquisados, 11 receberam nota igual, ou maior que quatro, numa nota máxima de cinco.

 

Questionados sobre a avaliação geral do evento, 46% destes responderam com “ótimo”, e 37% avaliaram como “bom”, apenas 12% responderam “regular, “ruim” 12% e somente 1% com péssimo, e destes, 1% optaram por não responder.

 

Para o diretor de Eventos da Agtur, Enock Cabral, esta pesquisa, junto com todos os fatores, como segurança e público presente, vem mostrar o sucesso do evento, pois 80% dos pesquisados se mostram satisfeitos. “A Agtur também realizou outra pesquisa focada nas questões turísticas, com 3.250 pessoas entrevistas, e esta será tabulada e divulgada na próxima semana. Esta pesquisa já será um norte para a avaliação do Ministério do Turismo na Capital”, enfatizou o diretor.

 


Voltar