CATEGORIAS

BLOG DE NOTICIAS

Idosos da Capital contam com novo espaço de convivência

06 de February de 2016 às 10:01min | Carnaval, Idosos

Márcio Greick

Secom Palmas

Com objetivo de proporcionar boa convivência e qualidade de vida  a todos os moradores da Capital, em especial  aos da melhor idade, o prefeito de Palmas Carlos Amastha, acompanhado da primeira dama Glô Amastha, entregou o Parque da Vida Ativa na Melhor  Idade  Francisco Xavier de Oliveira, na 301 sul, no final da tarde desta sexta-feira, 05. Após a inauguração, os idosos caíram na folia com o Baile de Carnaval voltado para eles, realizado pela Fundação Cultural e pelas secretarias de Desenvolvimento Social e de Integração Social e Defesa do Consumidor.

 

O Parque Vida Ativa da Melhor Idade, é um espaço de convivência que ofertará atividades voltadas para o lazer, o esporte e cultura e  reunirá os idosos de toda Capital.

 

O local possui salas dança, de ginástica e de artes.  Ainda tem piscina coberta,  campo de futsal gramado, vestiários adaptados, auditório e uma biblioteca virtual com 18 computadores, telecentro, quadra poliesportiva e área verde.

 

Durante a entrega do espaço, o prefeito Carlos Amastha, destacou a valorização do idoso pela sociedade. “A gente agora passa a ter um local próprio para convivência. Vocês merecem o respeito da nossa família e o reconhecimento da sociedade”, disse.

 

A secretária de Desenvolvimento Social,  Eliane Campos,  destacou a importância  do espaço para a convivência entre os idosos. “Com esse espaço é possível  o fortalecimento de vínculos  e a construção de um processo de integração na vida ativa”, disse.

 

A abertura do evento  contou com  a participação também do comediante e ator, Paulo Vieira,  que arrancou gargalhadas dos idosos.

 

Baile dos Idosos

Após a entrega do espaço, cerca de 400 idosos atendidos pelo Centro de Convivência da Maturidade (CCM); Centros de Referencia de Assistência Social (Cras) de Palmas e Instituto Nossa Senhora de Lourdes (INSL) caíram na folia, embalados pelas tradicionais marchinhas  de Carnaval e frevos, ao som da banda Quarteirão da Guarda Metropolitana de Palmas,  dando a abertura ao baile  municipal de carnaval.

 

O Casal de idosos, Manoel Alves Ferreira e Maria Ivone de Andrade, se conheceram e iniciaram um namoro em um baile de Carnaval  dos idosos.  “Estamos aproveitando bastante, pois agora temos um lugar espaçoso e bem localizado”, ressaltou.


A assistente Social, Ana Paula Xavier, estava acompanhando um grupo de 35 idosos,  da quadra 1.304 Sul.  Ela acredita que o espaço é um indutor de  inclusão social. “Eles se sentem ativos, valorizados e é um incentivo para maior integração entre eles,  em eventos como este.”

 

A Banda pedra de Fogo deu encerramento  à festa com um repertório recheado de marchinhas,  e antigos sucessos de bailes carnavalescos.

 

A criançada presente pode fazer uma pintura facial, comer pipoca, algodão doce e tomar suco, e se divertir com a alegria contagiante do Palhaço Batatinha Frita e dos animadores fantasiados. Tudo isso ao som da Dj Allys.

 

Homenagem

O parque leva o nome do aposentado Francisco Xavier de Oliveira, falecido em julho de 2015 aos 74 anos, após lutar por cinco anos contra o mal de Parkinson e de Alzheimer.


Voltar