CATEGORIAS

BLOG DE NOTICIAS

Cursos, música e humor estão entre os projetos do ‘Palmas Curte Arte em Casa’ disponibilizados no Curta Palmas a partir desta quarta, 1º

30 de June de 2020 às 17:46min | FCP, Coronavírus, Covid-19

Nesta quarta-feira, 1º, serão disponibilizados mais 13 projetos para acesso do público na plataforma www.curtaspalmas.com.br

Samara Martins

Arte-divulgação

Todos os projetos poderão ser vistos no site Curta Palmas www.curtaspalmas.com.br e nas redes sociais da Fundação Cultural de Palmas


A diversidade da produção cultural de Palmas foi refletida nos projetos aprovados no edital ‘Palmas Curte Arte em Casa’, que nesta quarta-feira, 1º, disponibilizará mais 13 projetos para acesso do público na plataforma www.curtaspalmas.com.br.  Oficinas de artes visuais, artesanato, shows musicais e de humor estão entre os projetos disponibilizados, promovendo diversão para todos os públicos.


Estão disponíveis cinco cursos nas diferentes linguagens artísticas: artesanato, música e artes visuais. Na arte circense se apresentam: Marcela Pultrini e Circo Os Kaco, Palhaço Batatinha Frita e Circo Kikintura com os palhaços Kikintura e Atrapalhaça. Os projetos musicais contam com a Banda Vocifer em seu novo álbum Boiuna na Toca, e toda sonoridade dos músicos Onassis Costa e Matheus Mancine e a música instrumental com Saulo Moscardini. Para completar a programação, humor e contação de histórias com o ator e humorista Hitalon Bastos.


“O edital ‘Palmas Curte Arte em Casa’ foi muito importante nesse momento para nós artistas que já estávamos necessitados financeiramente, sem ter como trabalhar por causa dos eventos parados. O edital vir nessa hora e ser aprovado o mais rápido possível, foi fundamental. E essa ideia do online abriu um campo enorme para a gente”, afirma o humorista Hitalon Bastos.


Os projetos poderão ser vistos no site Curta Palmas www.curtaspalmas.com.br e nas redes sociais da Fundação Cultural de Palmas.


Todos os conteúdos são de classificação Livre.


Programação

Cursos:  Bonecas Tininhas (Giane Nardo), Aquarela: Introdução fundamentada à prática (Camila Caco), Arte no Pote (Daniella Aires Borges), Artes do Cerrado (Nilson Júnior) e Arte e Cultura Percussiva (Carlinhos Mattos).

Arte circense: Perpétua e seus Brinquedos (Marcela Pultrini e Circo Os Kaco), Live show com O Palhaço Batatinha Frita e Contos e cantos de histórias com (Circo Kikintura e Elaine Karine Schiessl).

Teatro: Histórias que meu pai contava (Hitalon Bastos).

Música: Boiuna na Toca (Banda Vocifer),  Instrumental em Casa (Saulo Moscardini),  Uma Parte (Onassis Costa) e TO no Caminho (Matheus Mancine).

 

Sinopses

Bonecas Tininhas, Giane Nardo.

Artesanato

Apresentação: É a criação e execução de uma boneca Tininha no ateliê da artista Giane Nardo, sendo gravado e editado para divulgação de todo processo de fabricação manual.

 

Aquarela: Introdução fundamentada à prática, Camila Caco.

Artes Visuais

Apresentação: A oficina "Aquarela: Introdução fundamentada à prática" busca elucidar, de forma sucinta, todos os conhecimentos sobre a técnica adquiridos pela artista Camila Caco ao longo dos anos, seja de forma empírica ou por meio de estudos. O objetivo é que o aluno encontre atalhos para iniciar a prática de forma mais eficiente, para que passe pelo processo de "tentativa e erro", consciente de suas escolhas.

 

Arte no Pote, Daniella Aires Borges.

Artesanato

Apresentação: Pote de Ouro é um empreendimento familiar que iniciou suas atividades a mais de um ano e entre os artistas residentes, Wanderley Batista de Carvalho, trabalha com cerâmica primitiva e se destaca por expressar em suas peças a iconografia regional, utilizando técnicas de engobe e esgrafito. Todo o processo de fabricação de cerâmica em torno manual é feito no distrito ecoturístico de Taquaruçu. O vídeo mostra a importância da manutenção da cultura primitiva de produção e relação com o turismo de experiência.

 

Artes do Cerrado, Nilson Júnior.

Artesanato

Apresentação: uma oficina composta por várias propostas do uso de sementes do Cerrado na fabricação de quadros artesanais. O artesão Nilson Júnior apresenta o babaçu, a semente de girassol, jatobá e mandalas de capim dourado na utilização da oficina. Trazendo uma atividade que envolve desde a criança até os adultos.

 

Arte e Cultura Percussiva, Carlinhos Mattos.

Música

Apresentação: Oficina de pandeiro e congas consiste em dar dicas de manuseio, técnicas, afinação de instrumentos, condução e execução de ritmos afro-brasileiros da  música contemporânea. Projeto Arte e Cultura Percussiva colaborando para que o público fique em casa durante a quarentena.

 

Perpétua e seus Brinquedos, Marcela Pultrini (Circo Os Kaco).

Sinopse: Perpétua é uma personagem de um dos espetáculos o qual a atriz Marcela Pultrini participa e que tem vida própria. Dentro da linguagem circense, existem personagens que perpassam além de apenas um espetáculo, como a figura do palhaça/o que o mesmo personagem pode estar em vários espetáculos e criações.

 

Live show com O Palhaço Batatinha Frita.

Sinopse: O Palhaço Batatinha Frita realiza uma live com o tema Palmas 31 anos (aniversário de Palmas), contando a história de nossa capital de uma forma lúdica; e ainda apresentações Circense, como Malabares, Mágicas e um quiz com a participação do público. O artista  leva diversão e entretenimento em casa de forma lúdica e interativa, e informação  incentivando a população da importância do isolamento social,  enfatizando os cuidados para evitar a contaminação do  novo coronavírus (Covid19).

 

Contos e cantos de histórias com Circo Kikintura, Elaine Karine Schiessl.

Sinopse: Os artistas independentes do Circo Kikintura, Palhaço Kikintura e Atrapalhaça realizam uma apresentação utilizando malabarismo, mágicas, brincadeiras e músicas autorais, possibilitando ao público de casa a entrar em um mundo mágico do circo e se desafiar com uma ferramenta preciosa chamada imaginação!

 

Histórias que meu pai contava Hitalon Bastos.

Sinopse: O ator e humorista Hitalon Bastos reúne as memórias do seu pai (falecido há 11 anos) contadas a ele quando ainda era criança. Em momentos de nostalgia, ele compartilha com sua mãe que é espectadora.  Alegria e o entretenimento para quem assiste. O humorista trabalha com teatro comédia desde os 14 anos. A comédia está em família por gerações com muitos contadores de histórias.

 

Vocifer - Boiuna na Toca, Pedro Scheid.

Sinopse: Com título Boiuna, a banda Vocifer que teve seu primeiro álbum lançado em Janeiro de 2020, traz canções cujas letras são inspiradas na cultura do Norte do Brasil.  Além da inspiração nas lendas da Boiuna, há passagens de outras lendas e manifestações culturais, como a Queima dos Tambores de Taquaruçu.

 

Instrumental em casa, Saulo Moscardini.

Sinopse: O músico Saulo Moscardini propõe levar a música instrumental durante o isolamento social. Serão apresentadas músicas autorais e releituras de obras conhecidas. Uma apresentação de  canções próprias e uma releitura da música de John Lennon e Paul McCartney, Black Bird.

 

Onassis Costa - Uma Parte.

Sinopse: O projeto Onassis Costa ‘uma parte’ consiste na realização de uma live em uma plataforma digital, onde continuará disponível mesmo após seu término. A apresentação tem o objetivo de expor aos espectadores o trabalho autoral do compositor e também de promover um momento de descontração, tendo em vista a atual situação que vivemos, por consequência do novo coronavírus  (Covid-19).

 

TO no Caminho, Matheus Mancine.

Sinopse: Video gravados com música e conversas, contando sobre a trajetória do músico Matheus Mancine. Um relato sobre os lugares marcantes de Palmas e dos estados por onde passou, como os teatros, restaurantes, bares e casas de show. Momentos vivenciados e coisas únicas do nosso estado como Taquaruçu e o Jalapão.

 

Curiosidades: No projeto Artes do Cerrado, Nilson Júnior

Foram usadas sementes de coco de tucum, fatias de babaçu, sementes de girassol, feijão preto, fava comestível, casca de fava, folhas de samambaia renda portuguesa, mandalas de capim dourado, cipó do cerrado, fava de jacarandá , sementes de falso pau Brasil.


Voltar