CATEGORIAS

BLOG DE NOTICIAS

Semed realiza avaliação diagnóstica da rede municipal de ensino

18 de February de 2020 às 18:00min | Educação

Alunos de 50 unidades educacionais da rede municipal participam da avaliação

Redação Semed

Semed


Participaram da avaliação aproximadamente 10.500 alunos das turmas de 1º, 4º e 8° anos do ensino fundamental, de 50 unidades educacionais 


 

A Secretaria Municipal da Educação (Semed) realizou nesta segunda e terça-feira, 17 e 18, a aplicação da primeira edição das provas do Sistema de Avaliação Educacional de Palmas (SAEP), sendo esta de caráter diagnóstico, avaliando os descritores da série anterior.


Participaram da avaliação aproximadamente 10.500 alunos das turmas de 1º, 4º e 8° anos do ensino fundamental, de 50 unidades educacionais da rede municipal de ensino de Palmas, tendo sido os componentes curriculares avaliados língua portuguesa e matemática.


Segundo a superintende de Avaliação e Desempenho Educacional da Semed, Anice Moura, “as avaliações externas são um importante instrumento que possibilitam a implementação de novas políticas públicas de melhoria do ensino por parte da gestão municipal e também a intervenção direta das próprias unidades educacionais nas áreas de maiores dificuldades apresentadas.”


Para o diretor de Avaliação, Estatística e Formação da Semed, Cirley Bandeira, as avaliações permitem planejar ações e adotar medidas educativas que promovam a melhoria da qualidade do ensino. “As avaliações do Saep são fundamentais para avaliar o sistema escolar e apresentar resultados à comunidade. Elas permitem compreender os avanços e dificuldades dos alunos, e estes parâmetros servirão para embasar um redirecionamento de ações para a melhoria dos índices de aprendizagem de forma significativa”, explicou o diretor.


Sistema de Avaliação


O Saep é uma avaliação externa realizada desde 2012 pela Secretaria Municipal da Educação, que visa captar indicadores consistentes, periódicos e comparáveis sobre a situação da escolaridade na rede pública municipal de ensino, que possam servir de orientação aos agentes envolvidos no sistema educacional na busca da melhoria da educação.


Uma equipe de professores especialistas por área de conhecimento é quem elabora os itens da avaliação que são contextualizados com a realidade regional. A mesma equipe também realiza a correção e apresenta os resultados em relatórios pedagógicos para as escolas.


Investimentos


Esta é a primeira edição das avaliações externas da Rede Municipal de Ensino, porém há pelo menos mais seis edições previstas no calendário letivo escolar 2020 do ensino fundamental.

No mês de março está prevista a entrega dos Guias de Aprendizagem do SAEP (material apostilado) para mais de 10.000 alunos da rede municipal de ensino, além da disponibilização de banco de questões nos moldes da Prova Brasil/Saeb para suporte às unidades educacionais visando, sobretudo, fortalecer o processo ensino-aprendizagem para que se alcance a excelência na educação e na qualidade do ensino.

 


Voltar