CATEGORIAS

BLOG DE NOTICIAS

Fundação de Meio Ambiente apoia curso sobre criação e gestão de áreas protegidas

13 de March de 2020 às 08:06min | Fundação Meio Ambiente

Redação FMA


Capacitação está sendo oferecida em Palmas e reúne técnicos dos municípios do sudeste do Tocantins e oeste da Bahia

A Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) está apoiando a realização do Curso Palmas – Criação e Gestão de Áreas Protegidas Municipais do Matopiba, que tem por objetivo principal avaliar o potencial de criação desses espaços nos municípios entre sudeste do Tocantins - Monte do Carmo, Palmas, Porto Nacional, Santa Rosa do Tocantins e Silvanópolis - e oeste da Bahia - Barreiras, Formosa do Rio Preto, Luís Eduardo Magalhães, Riachão das Neves e São Desidério - além de estimular a criação de um plano de gestão e ordenamento territorial no mosaico do Jalapão.

 

Além de apoiar o evento, a FMA também enviou cinco de técnicos para participarem da capacitação, que está iniciou na quarta-feira, 11 e segue até esta sexta-feira, 13.

 

Segundo a ementa do curso, várias áreas naturais protegidas, apesar de menores e dos serviços ambientais prestados à sociedade, podem ser criadas como Parques Municipais, Parques Lineares, Parques Urbanos, Reservas Ambientais, Parques Ecológicos, Parques Ambientais, Reservas Ecológicas. Dessa forma, essas Áreas Naturais Protegidas poderão ser classificadas como Unidades de Conservação segundo a Lei 9.985/2000, que estabelece o Sistema Nacional de Unidades de Conservação, para receber recursos de compensação ambiental e ICMS Ecológico.

 

Entre os principais benefícios das unidades de conservação estão a proteção das nascentes e mananciais que ofertam água para abastecimento público; incentivo o turismo nas suas diversas formas; melhoria do microclima; dentre outras.


Voltar