CATEGORIAS

BLOG DE NOTICIAS

Palmas entra para o rol das cidades que estimulam a arborização urbana

25 de March de 2020 às 17:58min | Meio Ambiente

Palmas foi incluída no rol das cidades da rede Cities4Forests que têm estimulado o engajamento da população para atingir suas metas de arborização urbana

Georgethe Pinheiro

Luciana Pires

Reconhecimento é da Rede Cities4forestes, que avaliou a Capital a partir do Programa ‘MudaClima’


Palmas foi incluída no rol das cidades da Rede Cities4Forests que têm estimulado o engajamento da população para atingir suas metas de arborização urbana. A inclusão se deu pelo programa ‘MudaClima’ desenvolvido pela Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp) e o Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas (Impup), que conta com a adesão da população, individual ou coletivamente, de empresas e da sociedade civil organizada.

 

De acordo com a rede Cities4Forests, que mantém atualizado o mapa dos municípios que atuam em defesa das florestas e do meio ambiente, mesmo fora dos limites da cidade, as florestas prestam serviços que vão da manutenção da água potável e proteção da biodiversidade ao sequestro de carbono. Entre os benefícios resultantes da arborização, a rede destaca o conforto térmico, a redução da poluição sonora e a melhora da qualidade de vida.

 

Além de Palmas, a Cities4Forests, também incluiu nesta lista os municípios de Salvador, São Paulo, Campinas, Porto Velho, pelas ações e Programas que visam à troca de experiências ligadas às florestas urbanas, próximas e distantes.

 

De acordo com a entidade, as ações das cidades têm em comum a atenção crescente dada a espécies nativas, levando em conta sua adequação ao plantio em diferentes contextos urbanos, onde danos à fiação elétrica e à pavimentação, por exemplo, são fatores importantes.


 

‘MudaClima’


O 'MudaClima' tem entre seus objetivos reforçar a adesão de Palmas à meta 13 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), que trata do Combate às Alterações Climáticas.

 

A meta do Programa é plantar 30 mil mudas de árvores para ampliação de áreas arborizadas na Capital e recuperação de áreas degradadas. O ‘MudaClima’ também pretende dar continuidade a ações anteriores do Município, que tinham o objetivo de ampliar a presença de árvores, com plantios realizados em canteiros e áreas verdes.

 

O programa está executando a arborização de áreas e equipamentos públicos de uma mesma região, incluindo avenidas, áreas públicas e arredores de equipamentos públicos, quadras vizinhas, incluindo, assim praças, escolas, postos de saúde e outros espaços vizinhos às avenidas e áreas que serão atendidas pelo programa.





Voltar