CATEGORIAS

BLOG DE NOTICIAS

Sedes participa do lançamento do Observatório Tocantinense sobre Drogas

27 de March de 2014 às 10:06min | Sedes, OTID

Inês Theodoro

Valério Zelaya

Servidores  da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes) participaram na tarde dessa quarta-feira, 26, do lançamento do Observatório Tocantinense sobre Drogas (OTID), um espaço eletrônico que disponibilizará conteúdo acerca da problemática das drogas.

 

O OTID tem como principal objetivo ofertar dados locais, nacionais e internacionais, como pesquisas, tendências, diagnósticos, ações de enfrentamento contra o álcool e outras drogas, além de ser uma ferramenta que propiciará a articulação da rede de tratamento à dependência química, com informações sobre onde o usuário poderá encontrar o tratamento mais próximo de sua casa.

 

O secretário nacional de Políticas sobre Drogas, Vitore André Zílio Maximiano, destacou que Palmas vem desenvolvendo  várias ações  no combate às drogas e que o  estado do Tocantins ao instalar o seu observatório de informações sobre drogas se torna um ótimo exemplo e contribuirá para fortalecer essas ações.  

 

 “Todos os cidadãos de Palmas e de qualquer região poderão entrar no Observatório e localizar qual é o serviço disponível para o tratamento da dependência química. É o espaço virtual que reunirá informações importantes sobre a política do estado nesta área de drogas  que é uma área tão importante e estratégica.  Nos precisamos de mais observatórios estaduais,” enfatizou. 

 

A superintendente de Desenvolvimento Social, Ivanete Ribeiro, que na ocasião representava a secretária da Sedes, Maria Luíza Felizola,  ressaltou a importância do Observatório para a Capital.  “O Observatório consiste em gerenciar a rede de conhecimentos científicos via web sobre álcool, tabaco e outras drogas, além de manter e disponibilizar notícias, eventos, banco de dados, ambiente virtual de aprendizagem, pesquisa e cadastro de entidades, contribuindo para o esclarecimento da sociedade palmense, possibilitando a construção de uma rede de intercâmbio interativo-teórica entre profissionais e instituições afins, aparelho muito útil para educação,” frisou.

 

Todas essas informações estarão disponíveis em um portal na internet, denominado Observatório Tocantinense sobre Drogas (OTID). Entre as várias funções do portal, estão a possibilidade de acesso virtual a informações de diferentes órgãos e instituições governamentais e não governamentais referentes às questões que direta ou indiretamente se relacionam ao uso de drogas, para estudantes, educadores, pesquisadores, profissionais de Saúde e público em geral.

 


Voltar