CATEGORIAS

BLOG DE NOTICIAS

Resolve Palmas promove palestra sobre prevenção ao câncer de mama

21 de October de 2019 às 10:39min | Resolve Palmas, Outubro Rosa

Palestra aconteceu pela manhã e levou informações sobre o câncer de mama

Redação

Regiane Rocha

 

O objetivo foi discutir os fatores de riscos e formas de prevenção à doença que descoberta na fase inicial tem probabilidade de cura de 95%

O Resolve Palmas promoveu nesta segunda-feira, 21, uma palestra para os servidores do órgão sobre a prevenção ao câncer de mama. A ação faz parte do Outubro Rosa e foi realizada na sala de reuniões da unidade do órgão na Avenida JK.

 

A palestrante foi a enfermeira residente de saúde coletiva da Secretaria Municipal de Saúde, Samara de Oliveira Barbosa, que durante a apresentação falou sobre a importância de disseminar a informação nos órgãos públicos e privados. “O câncer de mama é um dos tipos de câncer que mais causam óbitos nas mulheres. Não só no mês de outubro, mas durante todo o ano é importante a sensibilização das mulheres para prevenção. O diagnóstico precoce possibilita maior chance de cura".

 

A estagiária do Resolve Palmas, Kaline Freitas Gonçalves, ouviu atenta às explicações dadas na palestra. “As informações transmitidas foram de grande importância. Eu possuía algumas dúvidas que foram esclarecidas hoje. O mais importante é ficar atento para saber se está tudo certo com o nosso corpo. Não podemos descuidar da saúde”, ressaltou.

 

Segundo a chefe de divisão de gestão da qualidade e informação do Resolve Palmas, Fernanda Oliveira Rocha, transmitir conhecimento no ambiente de trabalho leva os funcionários a repensarem sobre os cuidados e a prevenção com a saúde. “Trazer informação é algo essencial para a preservação da saúde. O alerta é para que se cuidem o ano todo e não só por causa do Outubro Rosa”, explicou.

 

A palestra sobre o Outubro Rosa também será ofertada na unidade do Resolve Palmas na região Sul da Capital, nesta quarta-feira, 23, quando os servidores do órgão vão ter a oportunidade de saber um pouco mais sobre os cuidados e como se prevenir contra o câncer de mama.

 

Outubro Rosa

 

O movimento teve início nos anos 90. Um evento chamado ‘Corrida pela cura’ foi realizado na cidade de Nova Iorque nos Estados Unidos, visando  arrecadar fundos para uma pesquisa que estava sendo realizada pela instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation.

 

No início o evento ocorria sem que houvesse instituições públicas ou privadas envolvidas. À medida que o evento cresceu, o mês de outubro foi instituído como o mês de conscientização nacional de combate ao câncer de mama.

 

A primeira ação no Brasil aconteceu em 2002, no parque Ibirapuera, em São Paulo. Com a iluminação cor-de-rosa do Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista.

 

A partir de 2008, iniciativas como essa tornaram se cada vez mais frequentes. Diversas entidades relacionadas ao câncer passaram a iluminar prédios e monumentos, transmitindo a mensagem de que a prevenção é necessária.

 

Câncer de Mama

 

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no Brasil e depois do câncer de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. No Brasil, esse percentual é de 29%.

 

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor.

 

Há vários tipos de câncer de mama. Por isso, a doença pode evoluir de diferentes formas. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem a característica próprias de cada tumor.

 

Quando descoberto em sua fase inicial o câncer de mama tem probabilidade de cura de 95%. Por isso, a mamografia e o autoexame das mamas são importantes.


Voltar