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#FiqueBemEmCasa: Prefeitura de Palmas lança campanha sobre hábitos saudáveis que ajudam a encarar o período de isolamento social

02 de April de 2020 às 18:44min | Saúde, Coronavírus, Covid-19

Alimentar-se de maneira adequada e saudável está entre os hábitos que devem ser mantidos

Redção Secom

Divulgação

Nutrição é o tema da primeira matéria; nutricionista orienta que rotina em relação às principais refeições do dia deve ser mantida


Com a mudança na rotina das famílias, que passaram a ficar em casa por conta da pandemia do coronavírus (Covid-19), os hábitos alimentares também podem sofrer alterações nos lares da maioria da população. Sob o mote #FiqueBemEmCasa, a Prefeitura de Palmas está lançando uma série de matérias com dicas para a população. Nesta primeira matéria vamos falar de alimentação saudável. Fique por dentro.

 

Mas não é porque estamos sem sair de casa que os horários das refeições não devam ser respeitados. A rotina em relação às principais refeições do dia, como: café da manhã, almoço e janta, deve ser mantida.

 

Segundo a nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Geórgia Correa Alencar, é importante comer de forma regular e devagar, pois isso irá controlar naturalmente a quantidade que comemos. “Devemos nos alimentar de maneira adequada e saudável, tentando comer em horários semelhantes aos que já realizamos todos os dias. Precisamos comer sem pressa, pois isso favorece a digestão dos alimentos”, ressaltou.

 

Outra dica importante, além de planejar as refeições, é o ato de sentar à mesa. “Devemos comer sem pressa, mastigando bem os alimentos, sem distrações, como celular e TV, prestando atenção na sua refeição, e aproveitando a companhia da família, já que todos devem permanecer dentro de casa”, informou.

 

A nutricionista lembrou que, neste período, as pessoas devem aproveitar para cozinha juntas, testar novas receitas, como aquelas que ficaram guardadas em seus celulares ou cadernos de receitas e não tem tempo de preparar por causa da correria do dia a dia. “Todos devemos aproveitar para cozinhar juntos, preparar pratos coloridos, quanto mais colorido o prato, melhor. Devemos investir na diversidade cromática dos alimentos, como forma ideal de uma completa nutrição”, destacou.

 

Confira outras dicas:

- Faça dos alimentos naturais ou minimamente processados a base da sua alimentação;

- Utilize óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades na sua comida;

- Evite o consumo de alimentos prontos industrializados. Esses alimentos são ricos em sódio, açúcar e gorduras.

- Organize a sua alimentação! Assim, você tem mais tempo para planejar as suas refeições;

- Beba bastante Água! Moramos em uma cidade bem quente e nosso corpo precisa de muita água para funcionar;

-  Durma bem. Uma boa noite de sono ajuda a manter o seu bem-estar;

- Pratique atividade física, EM CASA!

- Faça uma lista dos alimentos e produtos que você precisa comprar antes de ir no supermercado. Com isso, você volta mais rápido para casa. E não esqueça de higienizar tudo quando chegar em casa.

- Não esqueça de manter a higiene pessoal, lavando sempre as mãos, tomando banho e escovando os dentes. LAVE SEMPRE AS MÃOS!


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