CATEGORIAS

BLOG DE NOTICIAS

Membros do CIDEP se reúnem para 1º encontro do ano e apresentação da nova diretoria

11 de February de 2020 às 18:41min | Emprego e Renda, Sedem

Com a retomada dos trabalhos, CIDEP busca implementar mecanismos para fomentar a economia da Capital

Redação Secom

Lucas Estevão

O Conselho será presidido pelo presidente da CDL, Silvam Marques Portilho e vice-presidente será o Francisco Almeida Costa do CRA- TO

Com nova diretoria, o Conselho de Desenvolvimento Econômico (CIDEP) realizou nesta segunda-feira, 10, a primeira reunião ordinária de 2020, e com objetivo de implementar mecanismos para fomentar a economia da Capital. O encontro reuniu os membros do Conselho na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem).



A titular da Sedem, Adriana de Almeida, abriu os trabalhos e lembrou a importância da retomada do Conselho.  "A gestão municipal está saindo à frente, não apenas para ficarmos no campo teórico, mas para darmos andamentos nos projetos e colocá-los em prática. Além disso, em conjunto, vamos implementar as ações de inovações, que darão celeridade e continuidade aos projetos, para elevar a qualidade dos serviços na linha do desenvolvimento econômico no município e fortalecer a  geração de emprego e renda", ressaltou.



Em seguida, a secretária apresentou a nova mesa diretora do Conselho que está composta e presidida por Silvam Marques Portilho, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Palmas (CDL), e o vice-presidente Francisco Almeida Costa, presidente do Conselho Regional de Administração (CRA-TO) e para secretário, Norton Thomazi, presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Tocantins. 



“A retomada do Cidep representa uma grande conquista. A partir de agora, o Conselho vai trabalhar para melhorar a economia de Palmas. A ideia inicial é levantar as dificuldades que o setor econômico está  enfrentando para crescer. E caminhando com a gestão municipal, vamos contribuir para a reestruturação do setor econômico da Capital”, destacou Portilho.



Para o vice-presidente, Francisco Almeida Costa, “é uma honra poder contribuir com o conselho. É gratificante saber que as 21 instituições representadas no Cidep estão trabalhando em conjunto para gerir os recursos e fazer com que Palmas venha ser referência para outros municípios, no empreendedorismo de inovação”, disse. 



Os nomes que compõem a mesa diretora foram indicados  pelos próprios membros do Conselho, por meio da listra tríplice, durante a última reunião, em 2019. Os nomes foram apresentados para apreciação à prefeita Cinthia Ribeiro, que os aprovou para nova diretoria.  



O conselho tem seis anos de fundação e conta com o recurso do Fundo de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Palmas (Fidep), destinado pelo Governo Federal. Devido a não continuidade e execução dos projetos, a verba se encontra parada.



As reuniões para as discussões e tomadas de decisões do Conselho estão agendadas para a primeira quarta-feira de cada mês, na sede da Sedem.



Reestruturação



Para retomar as atividades do Conselho e agindo em conformidade com a lei, a prefeita Cinthia Ribeiro, sancionou o decreto N° 1.841, de 4 de fevereiro de 2020, que designou as seguintes representações para compor o Conselho de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Palmas (Cidep):



Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico

Secretaria Municipal de Finanças

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Regularização Fundiária e Serviços Regionais

Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas

Agência Municipal de Tecnologia da Informação

Associação Comercial e Industrial de Palmas - segmento Indústria (Acipa)

Associação Comercial e Industrial de Palmas - segmento Serviços (Acipa)

Associação de Jovens Empresários e Empreendedores do Tocantins (AJEETO)

Federação das Associações Comerciais e Industriais do Estado Tocantins (Faciet)

Federação das Indústrias do Estado do Tocantins Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Tocantins (Faet)

Associação dos Comerciantes de Material de Construção (Acomac)

Associação dos Distribuidores e Atacadistas de Tocantins (Adat)

Associação Tocantinense de Supermercados (Atos)

Conselho Regional de Administração do Tocantins (CRA)

Conselho Regional de Contabilidade do Tocantins (CRC)

Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins (OAB)

Conselho Regional de Economia da 25ª Região (Corecon)

Convention Visitors Bureau

Câmara de Dirigentes Lojistas de Palmas (CDL)


Voltar