CATEGORIAS

BLOG DE NOTICIAS

Balanço 2019: Secretaria de Desenvolvimento Rural divulga trabalho realizado no ano e prospecta ações para 2020

26 de December de 2019 às 11:16min | Seder

Entrega de abóboras feita em novembro para a Escola de Tempo Integral Fidêncio Bogo, por meio do Programa Roça para as Escolas

Fernanda Mendonça

Lucas Estevão

Dentre as ações destacam-se as melhorias nas estradas vicinais; mais de 4.000 km receberam cascalho e patrolamento somente neste ano

Ao longo do ano de 2019, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural de Palmas (Seder), atuou arduamente para atender a demanda dos produtores rurais da Capital e fomentar a produção agropecuária na região, incluindo Taquaruçu Grande e Buritirana.

 

Dos 4.600 km de estradas vicinais existentes em Palmas, 4.150 km receberam cascalho e patrolamento somente neste ano. Quanto à abertura de novas estradas, a Seder não mediu esforços e ampliou a extensão em 470 km. Para se ter uma ideia da dimensão de estradas rurais que Palmas possui, a extensão é maior se comparada a distância em linha reta das cidades dos extremos do Brasil entre as regiões Norte e Sul, que é de Oiapoque (Amapá) e Chuí (Rio Grande do Sul), que totaliza 4.174 km.

 

Um total de 1.233 estabelecimentos agropecuários e 2.400 chácaras foram contemplados diretamente com a recuperação dessas estradas vicinais por meio do Programa Melhor Caminho. A atividade é feita anualmente e, por vezes, quando necessário, um mesmo trecho recebe o maquinário por mais de uma vez, dada a necessidade de garantir a qualidade de vida de quem mora na região.

 

Além disso, três novas pontes de concreto foram construídas, sendo elas: uma sobre o Ribeirão São Joãozinho (acesso alternativo aos Projetos de Assentamento (P.A) São João e Mariana, uma sobre o Ribeirão Marmelada, na região rural de Taquaruçu Grande e a última no Córrego do Ouro, na região do Ribeirão Sucupira.

 

Os trabalhos continuaram com a recuperação de oito bueiros e galerias; construção de três campos de futebol society, como opção de lazer para os moradores da zona rural; e nove tanques para piscicultura.

 

“O ganho social é muito maior do que o ganho econômico visto que a população da zona rural tem a oportunidade de aumentar a autoestima ao ver a produção ser escoada para os grandes centros de distribuição e terem acesso à educação, saúde e lazer pelo encurtamento de distância”, avalia a prefeita Cinthia Ribeiro, ao destacar um dos grandes serviços feitos pela Seder, que é da recuperação das estradas vicinais.

 

Para o secretário da Seder, Roberto Sahium, o trabalho desenvolvido pela pasta é essencial para o homem do campo. “Uma das nossas missões é aproximar os produtores do conhecimento acadêmico e das melhores práticas empregadas no campo. Nossa satisfação é ver anualmente os bons resultados obtidos e planejar o que pode ser melhorado. Tudo com base em atitudes sustentáveis e em busca do desenvolvimento econômico da região, destaca Sahium ao ressalta que 2020 as ações serão reforçadas e a equipe técnica buscará o que há de mais moderno e viável para a adaptação conforme a realidade de Palmas.

 

Sahium informa também que na agricultura de commodities estima-se um aumento de área plantada na Safra 2019/2020, principalmente no milho safrinha “onde temos uma janela boa para produção”, destaca o gestor com base em dados meteorológicos da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura do Estado do Tocantins (Seagro-TO). “Para o milho estimamos um aumento de 4% na área plantada e 3% na produtividade. A agropecuária de abastecimento interno e a agricultura de commodities no município de Palmas participam com um Produto Interno Bruto (PIB) de 35% nas atividades econômicas do município, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)”, finaliza o gestor.

 

Agricultura urbana

 

Dentro das práticas inseridas da Agricultura Urbana, que viabiliza a geração de empregos, segurança alimentar e melhoria nutricional da população, 650 famílias receberam atendimento. Cinco hortas comunitárias ganharam cara nova com a reforma dos espaços; 23 receberam insumos como calcário, sementes e adubo; além da construção de duas novas hortas comunitárias. A pasta também atendeu 12 hortas escolares.

 

Agosto Verde

 

O Agosto Verde é um amplo evento com ações que ocorrem durante todo o mês. Em 2019 toda a programação foi pensada em torno do tema ‘As Boas Práticas na Produção Agropecuária’. A atividade é desenvolvida pela Prefeitura de Palmas, por intermédio da Seder e parceiros. A intenção é apresentar para o homem do campo opções de produção com baixo custo, rentabilidade, produtividade e diminuição da área utilizada e tempo.

 

A cada ano os produtores rurais e os agentes que atuam frente ao campo precisam repensar sobre o padrão produtivo, buscando um equilíbrio entre a geração de alimentos e a conservação dos recursos naturais, para que não faltem para as gerações futuras o conhecimento técnico e o aprimoramento das técnicas e tecnologias.

 

A edição deste ano contou com 878 participantes, entre produtores, técnicos e estudantes que se dividiram entre os 14 cursos oferecidos e participaram de dias de campos em quatro Unidades Demonstrativas.

 

Confira abaixo o relatório completo das atividades desenvolvidas ao longo de 2019:

 

Assistência Técnica e Extensão

 

Atendimentos: 2.805 visitas técnicas

Análise de solos: 208

Quantidade de projetos elaborados para o Programa Chão Produtivo: 1.073

Calcário distribuído: 500 toneladas

Preparo de solo realizado: 7.360.000 m²

Canteiros construídos: 108. 000 m²

Pisciculturas atendidas: 115 visitas técnicas

 

Agrotins

 

Tecnologias apresentadas: 16 Unidades Técnicas Demonstrativas

Visitantes: 6.200 pessoas (produtores, técnicos, estudantes e 600 alunos das escolas municipais)

 

Emendas Parlamentares

 

Total recebido: R$ 754 mil

 

Convênios

 

- Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento do Brasil (MAPA) para Assistência Técnica e Extensão Rural: liberação do recurso de R$ 525 mil;

 

- Secretaria do Trabalho e da Assistência Social do Estado do Tocantins: equipamentos para a Central de Distribuição de Alimentos viabilizar as ações do Programa de Aquisição de Alimentos (PPA);

 

- Secretaria de Agricultura Pecuária e Aquicultura do Estado do Tocantins: liberação de trator de pneus agrícola para preparo de solo.

 

Serviço de Inspeção Municipal

 

Fiscalizações: 879 visitas

Empresas ativas: 19

Curso realizado: um

 

Fornecimento de alimentos para escolas

 

- Escolas municipais de Palmas atendidas: 22 unidades;

 

- Alimentos distribuídos por meio do Programa Aquisição de Alimentos (PPA) 22.891 Kg (outubro e novembro);

 

- Alimentos distribuídos por meio do Programa Roça para as Escolas: Escolas: 50.865 kg.

 

 

Edição: Iara Cruz


Voltar