CATEGORIAS

BLOG DE NOTICIAS

Seder leva orientação a produtores do Capim Capiaçu

07 de February de 2020 às 14:58min | Desenvolvimento Rural, Seder

Diversos produtores estiveram presente no dia técnico

Redação Secom

Divulgação Seder

As mudas são plantadas no período entressafra para alimentos dos bovinos e forragem de gado leiteiro

Os produtores de Palmas têm plantado mudas do BRS Capim Capiaçu para melhorar a produção do gado leiteiro para o período de estiagem. Com o intuito de orientar esses agricultores, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder) realizou palestras de planejamento de produção nesta quinta-feira, 06, em Taquaruçu.

 


O dia técnico faz parte do projeto Palmas para o Leite e teve a presença do médico veterinário da Seder, Cláudio Sayão, e o engenheiro agrônomo, Luiz da Silva Machado Neto. A palestra ensinou ainda aos produtores a preparar o solo, plantar de forma correta, a fazer o corte do capim que pode ultrapassar 4,20 metros de altura e armazenamento adequado para o período de seca.

 


Na ocasião, a equipe da Seder também acompanhou o processo de crescimento do Capiaçu na chácara assistida que, no dia 10 de outubro de 2019, recebeu as primeiras mudas. Além de executar as melhorias das pastagens do local, foi feito o corte do capim que havia desenvolvido e implantado mais forragens em uma nova área, favorecendo a disponibilidade de matéria verde para ser servido aos gados leiteiros no período entressafra.

 


Produtores que participaram das palestras também tiveram a oportunidade de levar algumas mudas do Capim Capiaçu para fazerem o plantio em suas propriedades e utilizando as técnicas ensinadas.


Voltar