CATEGORIAS

BLOG DE NOTICIAS

Semus divulga balanço parcial da Campanha contra o Sarampo em Palmas

20 de February de 2020 às 18:15min | Semus

A Campanha teve início no último dia 10 e busca atender crianças e adolescentes de 5 a 19 anos de idade

Redação Semus

Raíza Milhomem

Maior parte das crianças e adolescentes que compareceram às salas de vacinação nesses 10 dias de Campanha, já estavam imunizadas contra o sarampo


A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) divulgou nesta quinta-feira, 20, um balanço parcial da 3ª etapa da Campanha Nacional da Vacinação contra o Sarampo. A Campanha teve início no último dia 10 e busca atender crianças e adolescentes de 5 a 19 anos de idade.


O levantamento feito pela Central Municipal de Vacinas de Palmas (Cemuv) constatou que a maior parte do público-alvo da campanha encontrava-se com a situação vacinal atualizada para o sarampo. Das 2.660 crianças e adolescentes atendidas neste período, apenas 350 precisaram receber doses contra a doença. 


Segundo a enfermeira da Cemuv, Juliana Araújo, cerca de 40% deste público, o que corresponde a 1.073 crianças e adolescentes, compareceu às salas de vacinação dos Centros de Saúde da Comunidade (CSC’s) que funcionaram durante o dia D, no último sábado, 15. “Verificamos que a maior parte do público da faixa etária da Campanha já estava vacinada contra o sarampo, então aproveitamos a oportunidade para atualizar a situação para outras vacinas do calendário básico como HPV, Meningite e outras”, explicou.


A Campanha contra o Sarampo está prevista para acontecer até o dia 13 de março e é destinada principalmente às pessoas que não tenham recebido nenhuma dose da vacina ou que tenham recebido somente uma aplicação. A mobilização também busca a atualização do cartão de vacina dos faltosos, que iniciaram a aplicação nas etapas anteriores da campanha e necessitam completar o esquema vacinal com a segunda dose.


Juliana Araújo informou que os estoques das salas de vacinas do Município estão abastecidos com o imunizante para atender a população até o final da Campanha. “Esperamos que o público-alvo compareça às salas de vacina para avaliar e atualizar, se necessário, sua situação vacinal para o sarampo, como também para outras vacinas do calendário básico”, reforçou.


Voltar