CATEGORIAS

BLOG DE NOTICIAS

No dia do Agente de Trânsito alunos recebem carteirinha de Agente de Trânsito Mirim

23 de September de 2015 às 14:37min | SMAMTT

Wédila Jácome

Júnior Suzuki

Além das homenagens aos agentes de Trânsito pelo dia desses profissionais, a Secretaria de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte (SMAMTT) aproveitou a data para lançar o Projeto Amigo do Trânsito, que será desenvolvido nas escolas de Palmas. O evento ocorrido na manhã desta quarta-feira, 23, contou com presença do prefeito Carlos Amastha e dos secretários Christian Zini e Danilo de Melo.

 

Durante o lançamento, que aconteceu no Gabinete do Prefeito, localizado na sede do Instituto de Planejamento Urbano, a turminha do 3º ano da Escola Municipal Paulo Freire pode receber noções básicas de legislação para o trânsito, e a partir de então, após juramentarem, poderão atuar como Agente de Trânsito Mirim. Para isso, receberam a carteirinha de Agente de Trânsito Mirim, e Talonários Educadores, podendo autuar seus pais, avós ou tios, caso cometam alguma infração de trânsito.

 

O projeto será promovido nas escolas pela SMAMTT, em parceria com o Projeto Vida no Trânsito. O Mascote Cajuí “o Salva-Vidas do Asfalto”, assim instituído pelo prefeito, e os palhaços Batata Frita e Cocada, fizeram a alegria da criançada. A turminha também pôde interagir com os Agentes de Trânsito e conhecer um pouco da rotina desses profissionais.

 

O Samu também levou a minicidade, onde os alunos receberam normas de boas condutas no trânsito. As crianças foram orientadas sobre a forma correta de atravessar na faixa de pedestre, respeito à sinalização e maior atenção ao trânsito.

 

Com a carteirinha de Agente de Trânsito Mirim, o aluno Yuri Braga Melo, de 9 anos, disse que a partir de hoje será um fiscal do trânsito em sua casa. “Agora, se eu ‘ver’ meu pai falando ao celular quando estiver pilotando a moto, vou multá-lo e pedir que me leve ao Parque Cesamar”.

 

Para o secretário Zini, o intuito do talonário educador não é trazer ônus para os pais, mas promover boas práticas no trânsito e uma convivência melhor com seus filhos. “Precisamos educar nossas crianças hoje, para que amanhã não precisemos puni-las”.

 

 

A orientadora educacional Célia Duarte destacou a importância da ação para as crianças. “Nós temos realmente que educar as crianças, principalmente para o trânsito, pois vemos muitas pessoas brincando com a vida e não podemos que isso continue”.

 

O prefeito Carlos Amastha tirou “selfie” com os alunos e pediu que eles sejam fiscais do trânsito em suas famílias. “Quero que vocês, crianças, atuem como agentes de trânsito e nos ajude a reduzir o número de acidentes em nossa cidade”.

 

Dia D do Trânsito nas Escolas

 

 

Na oportunidade, o prefeito assinou o projeto de Lei, que será enviado para a Câmara Municipal,  que institui o dia 23 de setembro com o dia D do Trânsito nas Escolas Municipais. Quando todas as unidades deverão realizar seminários, palestras, dinâmicas de grupo, simpósio ou qualquer outra forma de explanação, abordando assuntos relacionados à educação, prevenção e segurança no trânsito de Palmas. Caberá a escola escolher a modalidade e o responsável pela abordagem do tema. Caso o dia 23 caia num sábado ou domingo, o dia deverá ser comemorado no dia letivo subsequente.

 


Voltar