10 junho 2013 às 08:57

Bolsa Atleta é assinado durante lançamento do Palmas Olímpica

“A criação da Fundação Municipal de Esportes e Lazer (Fundesportes) é apenas uma das ações da atual gestão em demonstrar o interesse em fomentar o esporte em nossa Capital”, avaliou o presidente da Fundesportes, tenente Cleyton Alen, durante a cerimônia de abertura do Programa Palmas Olímpica, realizada na última sexta-feira, 07.

 

O programa consiste em editais e projetos que contemplarão as modalidades olímpicas na Capital. Na oportunidade, o prefeito Carlos Amastha, também, assinou o decreto que cria o Bolsa Atleta, projeto que visa beneficiar os atletas palmenses com auxílio financeiro. O benefício varia de R$ 600,00 a R$ 3.000,00 mil reais e atenderá atletas com potencial olímpico.

 

“O Bolsa Atleta é um sonho antigo, no qual pretendemos fortalecer nossas atletas, dando-lhes condições de treino em Palmas, pois bons atletas temos, o que faltava era incentivo”, frisou o prefeito, que na ocasião parabenizou a equipe da Fundesportes pelo trabalho desenvolvido nesses 150 dias de gestão.

 

Em sua fala, Alen fez um balanço dos 150 dias de gestão, ressaltando que a Fundação fez um levantamento da realidade do esporte em Palmas, destacando a situação da estrutura para atender aos atletas e a necessidade de melhorias nesta área.

 

Incentivos para o esporte

Para isso, durante a programação dos 24 Anos de Palmas, a política de esporte e lazer foi amplamente atendida com a assinatura de abertura dos processos de licitação de revitalização da quadra de esportes da 303 Norte; da construção da cobertura da quadra poliesportiva da 906 Sul; da revitalização do complexo esportivo da 503 Norte; da revitalização do ginásio de esportes de Taquaruçu e do campo de futebol, como também a abertura de escolinha de futebol no Distrito.

 

Ainda foi destaque a inauguração da reforma da pista de bicicross do Parque Cesamar, com revitalização da pista, iluminação e arborização, propiciando o campeonato municipal de bicicross. O Parque foi palco também das manobras do campeonato municipal de skate, enquanto que o Parque do Povo recebeu os atletas do montain bike.

 

Durante o Palmas Olímpica, o presidente da Associação Palmense de bicicross, Mariwaldo Gomes Caetano, ressaltou que já nos primeiros meses de gestão é evidente a atenção do poder público junto aos esportistas. “Hoje a pista do Cesamar está adequada e podemos treinar para competir em qualquer pista do país”, disse Caetano, que viu no Bolsa Atleta um grande incentivo.

 

Duplicação da pista de Cooper, construção da pista de skate e um centro de luta foram as principais reivindicações da comunidade da Região Sul de Palmas que elencou estas necessidades em reunião no início da semana com a Fundesportes, isso tudo foi garantido com a assinatura da abertura do processo de licitação das obras externas do Complexo Esportivo Ayrton Senna.


Foram lançados também o edital Mais Esporte, que prevê convênios entre a Prefeitura de Palmas e as entidades esportivas, e o Edital de Arbitragem, que selecionará árbitros para atuar nas competições realizadas pela Fundesportes e parceiros.