Brigadistas do Corpo de Bombeiros vão auxiliar no combate a dengue e a leishmaniose em Palmas
A Secretaria da Saúde de Palmas (Semus) está capacitando brigadistas do Corpo de Bombeiros para atuar no combate à dengue e à leishmaniose na Capital. Os brigadistas vão conhecer os vetores dessas endemias, através do Laboratório de Entomologia do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), nesta sexta-feira, 15, às 9 horas, na sede do CCZ, na JK, saída para Paraíso.
De acordo com o secretário de Saúde de Palmas, Samuel Bonilha, os brigadistas vão atuar, junto com os agentes de endemias do CCZ, no manejo ambiental da dengue e da leishmaniose, ou seja, vão auxiliar na eliminação de possíveis criadouros dos mosquitos Aedes aegypti e palha, vetores dessas doenças. “Para isso, é necessário que conheçam as fases de evolução e tenham todas as informações sobre esses vetores”, explica o secretário da Saúde, Samuel Bonilha.
Bonilha alerta a população ainda para a necessidade da manutenção de um ambiente livre de água parada e de resíduos de alimentos. “Essa é a melhor forma de prevenção e de combate a dengue e à leishmaniose, pois, cerca de 90% dos criadouros dos mosquitos estão dentro das residências e somente com a colaboração da comunidade, vamos diminuir o número dessas doenças”, assegura o secretário.