Superintendente de Energia da Secretaria de Infraestrutura e Habitação, Adilson Faustino, indica local ocorreu o furto no Jardim Taquari – Foto: Divulgação
Vandalismo
29 outubro 2025 às 18:04

Cabos de iluminação de LED instalados este ano no Jardim Taquari são furtados

Quase 300 metros de material foram subtraídos do canteiro central da principal avenida do setor

A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Habitação, registrou na terça-feira, 28, o furto de aproximadamente 300 metros de cabos de rede do sistema de iluminação pública do canteiro central da avenida principal do setor Jardim Taquari, na região sul da Capital. O ato de vandalismo deixou parte da via sem iluminação. Um boletim de ocorrência foi registrado para que as autoridades policiais investiguem o caso e adotem as medidas cabíveis.

O local havia recebido, há cerca de cinco meses, novo sistema com 114 luminárias em LED e 2 mil metros de rede subterrânea, como parte do Programa de Modernização da Iluminação Pública. O superintendente de Energia da pasta, Adilson Faustino, lamentou o ocorrido e destacou os impactos causados tanto à administração pública quanto à população. “Essas ações de vandalismo geram prejuízos significativos ao Município e aos moradores. Houve investimento de recursos públicos na instalação da nova iluminação e, agora, será necessário refazer o planejamento para reposição do material furtado. Quem vive ou transita pela região também é diretamente prejudicado”, explicou Faustino.

A equipe técnica da pasta informou que, apesar dos cabos serem instalados a uma profundidade segura no solo, os furtos têm se tornado recorrentes em diferentes pontos da cidade. Neste semestre, atos semelhantes foram registrados na Praça do Jardim Vitória I e na Avenida NS-15, locais onde a secretaria já executou os serviços de reposição dos materiais subtraídos.

A gestão municipal reforça a importância da colaboração da comunidade para tentar coibir esse tipo de crime. “É fundamental que os moradores denunciem qualquer movimentação suspeita e acionem os órgãos de segurança. A participação da população é essencial para evitar novos prejuízos e manter a cidade bem iluminada e segura”, destacou o superintendente.

Texto: Alcione Luz

Edição: Juliana Matos