26 setembro 2014 às 14:00

Câmara autoriza Prefeitura a contratar obras para implantação do BRT

O projeto de lei nº 10 de 12 de setembro de 2012, de autoria do Poder Executivo Municipal, foi aprovado em três turnos de votação pela Câmara Municipal no último dia 24, quando autorizou a contratação de financiamento até o limite de R$ 300 milhões para implantação do BRT (Bus Rapid Transit).

 

O valor faz parte complementar da verba total de quase de R$ 500 milhões concedidos pelo Governo Federal ao município de Palmas para a implantação do Sistema.

 

O secretário de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte, Christian Zini, lembrou que o recurso para implantação do BRT já foi aprovado pelo Ministério das Cidades, autorizado o financiamento pela Câmara Municipal, e que na próxima semana o projeto será apresentado na Caixa Econômica, e tão logo aprovado pelo agente financeiro, o processo licitatória será aberto.

 

“Para facilitar o processo do BRT, não iremos apenas entregar uma pilha de documentos para que sejam analisados pela Caixa Econômica, mas no próximo dia 1º faremos uma breve apresentação do BRT aos técnicos e engenheiros da Caixa”, destacou o secretário.

 

Entenda

O Bus Rapid Transit (BRT) é um modelo inspirado em grandes exemplos de obras de transporte coletivo adaptado à realidade e capacidade de Palmas. O novo Transporte Público da Capital nasce com objetivo de facilitar a mobilidade, contribuir com a organização dos espaços urbanos eliminando os vazios e ser um propulsor de desenvolvimento econômico.

 

O BRT vai transformar o sistema de mobilidade, cumprir o papel de aproximar as regiões Sul e Norte de Palmas e promover melhorias nos mais diversos segmentos como saúde, educação, habitação, além de trazer desenvolvimento social e econômico para a Capital mais nova do País.

 

Estrutura

O projeto contará com a implantação de um eixo de 30 Km de extensão partindo da Região Norte, do Setor Santo Amaro, atravessando todo plano diretor e se dividindo em duas outras linhas, uma para Taquaralto e outra para Jardim Taquari. O canteiro central da Avenida Theotônio Segurado será a base da via e as pistas de tráfego de veículo serão mantidas.

 

No canteiro central circularão os ônibus rápidos com energia limpa e ainda quase 17 Km de ciclovia, 8,5 km de calçadas, sete pontes e viadutos, sendo quatro exclusivos para tráfego de coletivo urbano.

 

Estações e Terminais

Toda via será dividida em sete eixos de estações multimodais com trincheiras com passagens em desnível e outras duas em nível. Estes espaços serão equipados com rampas, calçadas, bicicletários, paisagismo, serviços públicos, painéis de sinalização com informações de tempo de espera, catracas envidraçadas e banheiros. Elas sempre estarão localizadas nos cruzamentos leste oeste.

 

Serão implantados ainda dois grandes terminais urbanos sendo que um deles substituirá a Estação Javaé em Taquaralto e ainda mais 28 estações de passagens. Este eixo será abastecido por rotas alimentadoras, ou seja, ônibus que percorrerão quadras e bairros aproximando os passageiros ao BRT sem a necessidade de pagar outra passagem.

 

Na altura da Ulbra, o trajeto do BRT será desviado para esquerda por meio de um viaduto, passando pela futura Vila Olímpica, chegando na Avenida NS 10, onde uma ponte será construída sobre o braço do lago para dar acesso ao Setor Bertaville de onde a pista segue pelo Jardim Aureny III e Jardim Taquari.

 

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