Itens de higiene e autocuidado foram arrecadados em empresas e órgãos públicos durante o mês de Outubro – Foto: Regiane Rocha
Dignidade Menstrual
12 novembro 2025 às 18:35

Campanha “Dignidade Menstrual” arrecada mais de 3 mil itens e beneficia mulheres atendidas pela Casa da Mulher Brasileira

Iniciativa da UFT e do aplicativo Miga reforça a importância do autocuidado e da solidariedade com mulheres em situação de vulnerabilidade e vítimas de violência em Palmas

Mais de 3 mil itens de higiene, entre absorventes, sabonetes, cremes dentais e xampus, foram entregues nesta quarta-feira, 12, na Casa da Mulher Brasileira, equipamento gerido pela Prefeitura de Palmas, por alunas da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e pelas fundadoras do Aplicativo Miga, a Dra. Alice Agnes e a psicóloga Dra. Hareli Cecchin. Os itens foram arrecadados por meio da Campanha “Dignidade Menstrual” realizada durante o mês de outubro na Capital.

“Vamos repassar os kits para mulheres vítimas de violência atendidas na unidade e também para mulheres em situação de vulnerabilidade social. Estamos felizes por saber que a sociedade civil organizada enxerga e se mobiliza em prol de um tema tão sensível”, disse a superintendente da Casa da Mulher Brasileira, Monik Carreiro.

A estudante indígena Bikunaki Karajá levou alguns itens para ela e uma colega também indígena. “Com certeza faz muita diferença na vida das mulheres. Já melhora nossa forma de se cuidar”, explicou Bikunaki.

A professora Dra. Alice Agnes destacou a importância de se debater temas como autocuidado, dignidade menstrual, geração de renda e combate às violências contra as mulheres. “Nossa sociedade não pode continuar ignorando as desigualdades que afetam diretamente a vida das mulheres. Precisamos promover espaços de diálogo, políticas públicas efetivas e ações que fortaleçam a autonomia feminina em todas as fases da vida”, enfatizou.

Texto: Eliene Campelo

Edição: Juliana Matos