Campanha para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente inicia a partir desta sexta, 1º
Campanha é uma iniciativa do Ministério da Saúde e vai ocorrer até o dia 29 de outubro
A Prefeitura de Palmas inicia nesta sexta-feira, 1º, a Campanha de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente/2021. Iniciativa do Ministério da Saúde, a campanha segue até 29 de outubro, tendo Dia D de Mobilização Nacional – para fortalecimento da vacinação – em 16 de outubro.
Em nota técnica sobre a campanha, o Ministério da Saúde ressaltou a importância da vacinação de rotina de crianças e adolescentes, apontando que nos últimos anos o Brasil não tem atingido coberturas vacinais adequadas e que, em razão disso, há o risco de reintrodução de doenças como sarampo, rubéola, poliomielite, dentre outras.
Conforme a superintendente da Atenção Primária e Vigilância em Saúde (Supavs), Gilian Cristina Barbosa, o objetivo da campanha é atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos e contribuir para o controle e eliminação de agravos imunopreveníveis.
Ainda conforme a superintendente, a campanha em Palmas será desenvolvida em todas as salas de vacina das Unidades de Saúde da Família (USFs). "Pais e/ou responsáveis devem comparecer nas unidades para que seja feita a avaliação da situação vacinal e atualização do esquema de vacinação, se necessário", disse ela ao acrescentar que a população adulta também deve aproveitar para verificar se há alguma vacina em atraso e colocar em dia.
Importante destacar que o calendário básico de vacinação sofre alterações e, portanto, é necessário que os pais/ responsáveis estejam atentos para não perder a oportunidade de imunizar os seus filhos.