23 junho 2020 às 15:17

Campeões do E-Sports Contra Covid-19 são premiados em Palmas

Na ocasião foi lançado novo campeonato virtual com mais duas modalidades

A gestora da Capital, Cinthia Ribeiro, entregou na manhã desta terça-feira, 23, os prêmios à equipe ‘Maraca e seus Comparsas’, vencedora do primeiro campeonato ‘E-Sports Contra Covid-19’ na modalidade League of Legends, promovido pela Fundação da Infância e Juventude de Palmas (FIJP). Cada um dos cinco membros da equipe campeã levou para casa, além do título, uma cadeira gamer.

 

Durante a premiação, Cinthia Ribeiro ressaltou a importância das novas modalidades de políticas públicas por meio digital, para assegurar que as pessoas permaneçam em casa durante esse período atípico por qual o país está passando. “Não há mal que não traga um bem. A pandemia está nos mostrando outras formas de nos relacionarmos, e essa foi uma oportunidade de levar novas modalidades de campeonatos esportivos para a juventude que atualmente está muito mais conectada”.

 

Segundo o presidente da Fundação Municipal da Infância e Juventude, João Pedro Claret, o campeonato ‘E-Sports Contra Covid-19’, teve duração de 15 dias, com 16 equipes, composta por cinco integrantes, com idade de 16 a 29 anos. “Foi um evento com grande participação popular, com uma média de mais 400 visualizações ao vivo por jogo”, disse, lembrando que a competição foi pensada para levar entretenimento aos milhares de jovens, que permaneceram em casa, durante esse período pandêmico.

 

Claret ressaltou ainda que durante os jogos uma equipe de profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Social de Palmas (Sedes), formada por psicólogos, fizeram avaliação psicológica dos atletas para verificar o estado emocional dos participantes durante esse período de isolamento social.

 

Um dos campeões, Lucas Marques Nogueira, declarou que é praticante da modalidade há mais de sete anos, mas que essa foi  a primeira vez que participou de uma competição. “Geralmente nos comunicamos por um canal de voz para treinar porque é um esporte que envolve luta em equipe, o que ajudou muito a passar por esse período de isolamento”, disse, convidando aos amantes do esporte para participarem das próximas competições.

 

O capitão da equipe, Lucas Maracaípe, ressaltou que gostou muito da competição, principalmente porque contou com um número de participantes maior que o esperado. “Foram jogos bem competitivos, que atraíram, além dos jogadores um público grande ligado em todos os jogos, com muitas visualizações. Valeu muito a pena participar”, finalizou.

 

 

Segunda edição

 

Na premiação, a gestão aproveitou para anunciar a segunda edição do campeonato, com mais modalidades disponíveis. As inscrições para o novo campeonato serão abertas no dia 10 de julho. Os jogos começam no dia 20 de julho, com a final no dia 12 de agosto, Dia Nacional da Juventude.

 

A nova competição contará com três modalidades, sendo o League of Legends, Fifa e o CS GO, com 32 vagas para as duas primeiras modalidades e 16 para a terceira.

 

Atléticas Universitárias

 

Além da premiação, Cinthia Ribeiro, participou de uma roda de conversa com representantes de sete Atléticas Universitárias da Capital que levaram suas demandas esportivas e sociais para a mesa de debates.

 

As atléticas falaram sobre a necessidade de políticas públicas para os universitários, dentre elas na área esportiva e social. Cinthia Ribeiro lembrou que é preciso abrir o diálogo com os jovens para conhecer suas demandas e pensar nas devidas políticas públicas que alcancem essa categoria.

 

“Esse é o momento de debatermos as necessidades e construirmos as políticas públicas de estado necessárias à juventude, transformá-las  em lei, com a segurança de que será executada independentemente de quem estiver à frente da gestão”. concluiu.