
Campeões do E-Sports Contra Covid-19 são premiados em Palmas
Na ocasião foi lançado novo campeonato virtual com mais duas modalidades
A gestora da Capital,
Cinthia Ribeiro, entregou na manhã desta terça-feira, 23, os prêmios à equipe ‘Maraca
e seus Comparsas’, vencedora do primeiro campeonato ‘E-Sports Contra Covid-19’
na modalidade League of Legends, promovido pela Fundação da Infância e
Juventude de Palmas (FIJP). Cada um dos cinco membros da equipe campeã levou
para casa, além do título, uma cadeira gamer.
Durante a premiação,
Cinthia Ribeiro ressaltou a importância das novas modalidades de políticas
públicas por meio digital, para assegurar que as pessoas permaneçam em casa
durante esse período atípico por qual o país está passando. “Não há mal que não
traga um bem. A pandemia está nos mostrando outras formas de nos relacionarmos,
e essa foi uma oportunidade de levar novas modalidades de campeonatos
esportivos para a juventude que atualmente está muito mais conectada”.
Segundo o presidente da
Fundação Municipal da Infância e Juventude, João Pedro Claret, o campeonato ‘E-Sports
Contra Covid-19’, teve duração de 15 dias, com 16 equipes, composta por cinco integrantes,
com idade de 16 a 29 anos. “Foi um evento com grande participação popular, com
uma média de mais 400 visualizações ao vivo por jogo”, disse, lembrando que a
competição foi pensada para levar entretenimento aos milhares de jovens, que permaneceram
em casa, durante esse período pandêmico.
Claret ressaltou ainda
que durante os jogos uma equipe de profissionais da Secretaria de
Desenvolvimento Social de Palmas (Sedes), formada por psicólogos, fizeram
avaliação psicológica dos atletas para verificar o estado emocional dos
participantes durante esse período de isolamento social.
Um dos campeões, Lucas
Marques Nogueira, declarou que é praticante da modalidade há mais de sete anos,
mas que essa foi a primeira vez que
participou de uma competição. “Geralmente nos comunicamos por um canal de voz
para treinar porque é um esporte que envolve luta em equipe, o que ajudou muito
a passar por esse período de isolamento”, disse, convidando aos amantes do
esporte para participarem das próximas competições.
O capitão da equipe,
Lucas Maracaípe, ressaltou que gostou muito da competição, principalmente
porque contou com um número de participantes maior que o esperado. “Foram jogos
bem competitivos, que atraíram, além dos jogadores um público grande ligado em
todos os jogos, com muitas visualizações. Valeu muito a pena participar”,
finalizou.
Segunda edição
Na premiação, a gestão
aproveitou para anunciar a segunda edição do campeonato, com mais modalidades
disponíveis. As inscrições para o novo campeonato serão abertas no dia 10 de
julho. Os jogos começam no dia 20 de julho, com a final no dia 12 de agosto,
Dia Nacional da Juventude.
A nova competição
contará com três modalidades, sendo o League of Legends, Fifa e o CS GO, com 32
vagas para as duas primeiras modalidades e 16 para a terceira.
Atléticas
Universitárias
Além da premiação,
Cinthia Ribeiro, participou de uma roda de conversa com representantes de sete
Atléticas Universitárias da Capital que levaram suas demandas esportivas e
sociais para a mesa de debates.
As atléticas falaram
sobre a necessidade de políticas públicas para os universitários, dentre elas
na área esportiva e social. Cinthia Ribeiro lembrou que é preciso abrir o
diálogo com os jovens para conhecer suas demandas e pensar nas devidas
políticas públicas que alcancem essa categoria.
“Esse é o momento de
debatermos as necessidades e construirmos as políticas públicas de estado
necessárias à juventude, transformá-las
em lei, com a segurança de que será executada independentemente de quem
estiver à frente da gestão”. concluiu.