CAPS II comemora Dia Internacional da Saúde Mental nesta quarta-feira, 13
A Secretaria da Saúde de Palmas (Semus), através do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS II), comemora o Dia Internacional da Saúde Mental oferecendo um café da manhã para usuários, familiares e comunidade, nesta quarta-feira, 13, às 8 horas, à quadra 704 Sul, Alameda 06, lote 17.
Na ocasião também serão expostos os trabalhos artesanais produzidos durante as oficinas do CAPS II. Médicos psiquiatras farão palestra sobre a luta anti-manicomial, que integra o processo de desospitalização do atendimento a pacientes da rede de saúde mental, isto é, atendimento humanizado, cujo tratamento não necessita internação.
Segundo a coordenadora do CAPS II, Ludimila Prestes o objetivo deste trabalho é estimular o bem-estar dos usuários: “Nosso objetivo é estimular a autonomia dos usuários do CAPS II, proporcionando independência e inclusão social com ajuda de oficinas terapêuticas e acompanhamento familiar”, explica a coordenadora.
Serviços
A coordenadora de divisão de Saúde Mental da Semus, Fátima Damaso, explica que no CAPS II são realizados além do acompanhamento psiquiátrico, atendimento psicológico, de enfermagem, terapia ocupacional, oficinas de artesanato e inclusão dos grupos familiares no tratamento.
Também fazem parte da equipe de profissionais do CAPS II assistentes sociais, técnicos em enfermagem, fisioterapeuta e farmacêutico.
Para iniciar o tratamento é necessário receber encaminhamento de alguma Unidade de Saúde da Família de Palmas.