17 agosto 2012 às 17:25

Caravana Circustentável passa por Taquaruçu com oficinas e teatro de 21 a 25 de agosto

A Caravana do Cerrado Circunstentável é resultado da junção de ações da Cia itinerante Tem Sim Sinhô e do Projeto Cultural Boca do Lixo, através do Prêmio Procultura de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro 2010. A Caravana já passou por Goiânia e nesta próxima semana, de terça (21) a sábado (25) vem a Palmas, por meio de parceria com o Ponto de Cultura Casa do Caboclo.

 

 

O evento acontece no Distrito de Taquaruçu e oferece gratuitamente oficinas de circo, como perna de pau, malabares e percussão sustentável na Escola Estadual Duque de Caxias, e apresenta o espetáculo “Cerrado Circustentável” na Praça Tarcísio Machado (Feirinha de artesanato de Taquaruçu), os interessados devem ligar no número (63) 9252-8290. Em seguida, a Caravana segue para Brasília, Curitiba, Anápolis e Rio de Janeiro.

 

 

A realização do evento na Capital do Tocantins será possível através de parceria firmada com o Ponto de Cultura Casa do Caboclo, que desenvolve atividades semelhantes. “Ambas as instituições idealizadoras das ações são pioneiras em atividades circenses votada para a educação ambiental, e nosso Ponto de Cultura também trata do assunto ecologia com arte”, explicou o coordenador do Ponto, Darlan Soares.

 

 

Soares conta que inclusive tem uma enquete que se chama “Sou cidadão e não jogo lixo no chão” em parceria com a Prefeitura. “Mas outro ponto importante que motivou a vinda da caravana para Palmas é o fato de Taquaruçu possuir três Pontos de Cultura, além de nós já nos conhecermos de outras atividades, e ambos temos apreciação pelas nossas atividades” concluiu.

 

 

Ponto de Cultura

 

 

O Projeto do Ponto de Cultura Casa de Caboclo é vinculado ao Instituto Semeartes e visa a construção de uma sociedade mais justa a partir de atividades artístico-culturais, de modo que os jovens desenvolvam uma leitura crítica e consciente de sua situação e inserção no meio social.

 

 

As atividades desenvolvidas agem no âmbito artístico, cultural e social, para que a arte se torne um instrumento pedagógico que sensibilize e eduque transversalmente os envolvidos, dando ênfase à reciclagem e a educação ambiental com moradores da comunidade de Taquaruçu, buscando assim geração de renda para pais dos alunos envolvidos nas atividades, e desenvolver junto a essas pessoas um olhar diferenciado para a questão da fauna e flora local, preservação e economia sustentável.

 

 

O Ponto de Cultura “Casa de Caboclo” é um dos dez pontos selecionados em Edital público para integrar a Rede Pontos de Cultura de Palmas, do Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura, realizado por meio da parceria com a Prefeitura Municipal, via Fundação Cultural de Palmas (FCP).