09 setembro 2022 às 09:40

Categoria vegetariana traz inclusão e faz sucesso entre o público

Estreia do vegetarianismo no festival atrai grandes filas nos primeiros dias

Um dos objetivos do Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT) é agradar a todos os paladares, e isso inclui aqueles que preferem comida sem carne, que seguem dietas com pratos vegetarianos. Por isso, o festival inovou com a categoria vegetariana nesta edição, com cinco pratos, doces e salgados, específicos para esse público que cresce cada vez mais e lotou o circuito, formando grandes filas nas barracas nas duas primeiras noites do evento.

O chef Ricardo César conta que o vegetarianismo e o veganismo são uma tendência, e que esse mercado está crescendo muito. “Eu sou vegano há sete anos e estava esperando uma oportunidade para trazer esse prato para cá. Com apenas um dia, posso garantir, superou minhas expectativas", comemora o autor do Hamburguer de carne de jaca. "O mercado está abraçando muito esse tipo de comida, por isso é muito importante ressaltar o apoio que a Prefeitura de Palmas está dando para a gente fomentar esse tipo de gastronomia", ressaltou o chef, destacando que logo na primeira noite vendeu tudo em menos de quatro horas. "É o meu primeiro ano, e eu espero aguentar os cinco dias com o mesmo pique. Não imaginava que seria tão movimentado”, comemorou. 

Karen Leite diz que não é vegetariana, mas aprovou a novidade. Eu tento reduzir o consumo de carne e quando aparece uma opção de coisas novas, dentro de um festival, temos que experimentar aquilo que não faz parte do nosso dia a dia. Então achei legal apostar na carne de jaca. Essa novidade é muito boa porque atrai muito mais gente”.

Julia Helena também comemorou a novidade e ressaltou que ainda é muito difícil encontrar comida vegetariana de qualidade. “Está maravilhoso, e ter essa opção agrega valor e atrai muita gente, e esse hambúrguer de carne de jaca está muito gostoso, cem por cento aprovado, o melhor”, disse.  

A chef Maria do Socorro, autora da Coxinha Ouro Velho, também considera que valeu a pena apostar na nova categoria. “Participo há oito anos, fui campeã duas vezes, agora espero ter êxito na categoria vegetariana. Eu criei o prato valorizando o babaçu com a carne de caju. Utilizei todo o coco, desde a casca para lenha, o leite, o azeite e a farinha de empanar", descreve. 

Quem aprovou o prato da chef Maria do Socorro foi André Demarque, que disse o quanto ficou surpreso, positivamente, com a mistura de sabores. “Muito gostoso e diferente, com vários ingredientes que a gente nem imagina. Tanto a textura quanto o sabor são muito bons, o que prova que podemos muito bem substituir a carne por outros ingredientes mais naturais.”

 

Cinco opções

Na barraca 17, o visitante pode conferir o Hambúrguer de carne de jaca, com cebola roxa caramelizada com melaço de cana e maionese de pequi, de Rodrigo César. Na 32, o prato é Encanto do Cerrado, uma lasanha de legumes típicos, intercalados com molho mandioqueijo (molho branco com castanha de caju), finalizada com tomate confitado, parmesão vegetal e pesto, do concorrente Tom Marinho.

Já na barraca nº 7 está sendo vendida a Coxinha ouro velho, feita com feijão de corda, coco babaçu e carne de caju, da veterana Maria do Socorro. Na nº 4, o Brasileirinho vegano, um hambúrguer vegetariano com purê de mandioca, tomates cozidos, banana frita e alface, de Thaylla Mariane. E por último, na barraca nº 3, Pizza de abobrinha recheada com mandioca, tomates, cebola e orégano.

Além dos pratos vegetarianos, quem subir a serra do distrito de Taquaruçu, distante cerca de 30 km de Palmas, terá mais 36 opções diferentes de pratos salgados e doces comercializados no circuito montado na Praça Vereador Tarcísio Machado, em Taquaruçu, ou na Rota Gastronômica que conta com cinco restaurantes, sendo quatro no distrito e um outro em Taquaruçu Grande. O Festival Gastronômico de Taquaruçu é um evento realizado pela Prefeitura de Palmas, em sua 16ª edição, por meio da Agência Municipal de Turismo.

 

Confira aqui o guia completo dos pratos concorrentes e da programação do 16º FGT

Roberto Ravioli prepara massa italiana e lota espaço do Cozinha Show

Com canções que cantam o Tocantins, Dorivã abre programação musical do festival

Nando Reis abre shows nacionais do Festival Gastronômico de Taquaruçu

Circuito lotado marca reencontro do público com festival de gastronomia

Chefs regionais brilham no Cozinha Show com técnica e ingredientes simples

 

 

Tags: