
Cerest orienta profissionais da UPA Sul sobre acidentes de trabalho com exposição a material biológico
Ação ocorre nesta terça-feira, 4, para trabalhadores da unidade
O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) da rede municipal de saúde de Palmas realiza nesta terça-feira, 4, às 14h30, uma capacitação aos profissionais da Unidade de Pronto Atendimento Sul (UPA Sul) sobre acidentes de trabalho com exposição a material biológico (ATEMB). Esses acidentes são caracterizados como lesões corporais que envolvem o contato direto com sangue e fluidos orgânicos no ambiente de trabalho, afetando principalmente os profissionais de saúde. A ação ocorre na própria UPA Sul.
A médica e organizadora da atividade do Cerest, Thais Morais, explica que a intenção da ação é orientar os profissionais preenchimento da ficha de notificação no sistema do Sistema Único de Saúde (SUS), o NotificaSUS. Ela afirma que é de fundamental importância que o profissional de saúde conheça a sistemática de atendimento e acompanhamento dos casos de ATEMB em diferentes níveis da rede de atenção à saúde do SUS.
Ela orienta que o acompanhamento inclui a avaliação do acidente e do acidentado, avaliação do paciente fonte para definir risco de transmissão e definição da conduta no atendimento de urgência. “Também é importante considerar a avaliação do acidentado no atendimento ambulatorial para acompanhamento e encerramento dos casos”, pontua.
Além disso, de acordo com a profissional, o preenchimento adequado dos registros sobre agravos de interesse à saúde pública, tal como é o caso de ATEMB, é imprescindível para que os serviços de gestão e de vigilância em saúde possam ter informações organizadas e robustas sobre o cenário epidemiológico local, podendo assim planejar ações mais eficazes de prevenção e controle do agravo.