09 outubro 2014 às 18:19

Ciclo de palestras da Fecit-2014 é encerrado com tema inovação tecnológica

Os caminhos para a inovação tecnológica foi o tema da última palestra da Feira de Ciência, Inovação e Tecnologia de Palmas (Fecit – 2014), ministrada na tarde desta quinta-feira, 09. O assunto foi abordado pelo diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Marcos Antônio Baleeiro Alves, que traçou um histórico da inovação tecnológica no Brasil, falou sobre a importância dela para a sociedade econômica e incentivou os alunos a desenvolverem pesquisas tecnológicas.

 

“Nosso objetivo é mostrar a diferença de inovação e invenção, pois é importante que as pessoas entendam a importância do empreendedorismo dentro desses dois processos. Para se chegar a uma invenção é preciso que haja ideia e criatividade. O resultado das duas coisas pode gerar uma inovação, que é algo diferente, que tem utilidade e é útil ao mercado”, disse Alves, acrescentando que o mercado age com a tecnologia porque, a cada dia as pessoas querem coisas novas.

 

Segundo Alves, é necessário aproveitar o potencial criativo dos jovens, e é para isso que o NIT foi criado. “Nós somos um núcleo dentro da UFT que busca aproximar a universidade das empresas e do governo e, assim, transferir a tecnologia para o mercado. Dessa forma a ciência, a pesquisa e a inovação geram desenvolvimento econômico, emprego e crescimento para o município e Estado”, frisou. Ele destacou que, atualmente, o núcleo possui 11 pedidos de depósito de patente com titularidade da UFT.

 

Para o diretor do NIT, a Fecit também é um meio de estimular o trabalho dos alunos e professores. “Para mim deveria haver Feira de Ciências todo final de semana, como as outras feiras. Eu avaliei alguns trabalhados elaborados pelos alunos para a exposição e percebi o potencial criativo da criançada. Vi muita coisa que tem potencial para mercado e pedi para alguns alunos procurarem o NIT para fazer o depósito de patente”, destacou.

 

Além da palestra de Alves, os participantes da Feira também assistiram uma apresentação do Projeto Xadrez no Parque, da Escola Municipal Padre Josimo Tavares, e uma explanação sobre os cuidados e reflorestamento de matas ciliares de Taquaruçu.

 

Encerramento

 

Após três dias de evento, a Fecit será encerrada nesta sexta-feira, 10, às 19h30, no auditório do Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Palmas. Na ocasião haverá apresentação cultural e entrega da premiação dos melhores projetos da exposição. A Feira é uma parceria entre as secretarias municipais da Educação (Semed) e de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem).

 

 

 

Tags: