24 outubro 2014 às 12:33

Ciclo de programações em comemoração ao Dia das Crianças é encerrado nos Cras

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes),  por meio da Diretoria de Proteção Básica, encerrou nesta semana, o ciclo de programações em comemoração ao Dia das Crianças. Cerca de 800 crianças participaram das atividades durante todo o mês de outubro, o que garantiu um clima especial nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). 

 

Juntamente com as equipes de profissionais dos Cras, as crianças tiveram  dias repletos de muita animação, com danças, brincadeiras, bolos, doces, brinquedos pula-pula, piscina de bolinhas, pintura e desenho, entre outros, que marcaram o encerramento das comemorações em alusão ao Dia das Crianças.

 

Mundo da imaginação

O chefe da Unidade, Jadson Jardim de Andrade, ressaltou  a importância das crianças brincarem, interagirem  e compartilharem conhecimentos em grupo. “O brincar para a criança é importante porque é bom, é gostoso e dá felicidade; e ser feliz é estar mais perto de formar uma boa personalidade de amor ao próximo, pois é com as brincadeiras que a criança se desenvolve e  aprende com toda riqueza do aprender, sem  pressão ou medo de errar,” enfatizou.

 

"As brincadeiras permitem o ingresso da criança no mundo da imaginação, tornando-a espontânea e criativa, interagindo mais com o grupo", acrescentou.

 

Izabel Francisca de Sousa, 40 anos, conta que  seu filho Lucas de Sousa, 04 anos,  nasceu com  Atrofia Muscular Espinhal (AME), que tem origem genética e caracteriza-se pela atrofia muscular secundária à degeneração de neurônios motores localizados no corno anterior da medula espinhal, e que  vê-lo  interagindo com outras crianças e brincando é a sua  maior felicidade.

 

“Participar do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Familiares tem causado muitas alegrias em minha vida e na dos meus filhos, pois foi através do Cras que fiquei sabendo dos cursos que estavam sendo ofertados. Hoje faço o curso de corte e costura e através desse, terei uma nova profissão. Trabalhar sem sair de casa, me permite cuidar melhor de meus filhos, além de aumentar minha renda familiar,” explicou.

 

O diretor de Proteção Básica, Valmir Inácio, fez uma avaliação positiva das atividades organizadas para a celebração do Dia das Crianças e destacou que o brincar possibilita à criança a vivência de sua faixa etária e a torna intermediária, participando, entendendo e percebendo-se como membro integrante do seu meio social. “A avaliação é positiva, superamos nossas expectativas, e cerca de 800 crianças entre meninos e meninas de diferentes bairros, participaram de nossas atividades. Cumprimos o nosso objetivo de promover a socialização de todos”, disse. 

 

Tags: