Cine Cultura promove ‘Sábados Musicados’ com estreia do documentário ‘O Samba é Primo do Jazz’
Filme conta a trajetória da renomada cantora Alcione
Alcione, Chorão, Chico Buarque, Cássia Eller, Reginaldo Rossi e Tim Maia. Com foco na relação entre a sétima arte e a música brasileira, a Fundação Cultural de Palmas, por meio do Cine Cultura, promove durante seis semanas os Sábados Musicados. Serão sessões especiais com filmes que contam as histórias desses grandes artistas. A estreia será neste sábado, 09, às 20h30, com o documentário ‘O Samba é Primo do Jazz’, da diretora Angela Zoé. O filme mostra a trajetória musical de Alcione Dias Nazareth, grande intérprete brasileira, a partir de suas referências musicais, sua inserção no mundo da música e sua relação com família e amigos.
Para a curadora do Cine Cultura, Elisângela Dantas, a mostra busca dar ênfase à rica história da cultura brasileira por meio da música e do cinema: “Procuramos levar ao público a maior diversidade possível, com uma programação para um Brasil bem representado por gêneros, estilos e ritmos únicos, que ajudam a compreender a história, as tradições, a miscigenação, a gastronomia, a religiosidade e a influência brasileira no mundo”, explica.
Ingressos
Para os Sábados Musicados, os ingressos continuam com o mesmo valor praticado pelo Cine Cultura, sendo R$ 12,00 a inteira e R$ 6,00 a meia e podem ser adquiridos no próprio cinema.
Covid-19
O cinema atende plenamente os decretos 1.971/09/12/2020 e 1.972/14/12/2020, que autorizam o retorno de atividades de entretenimento, como cinema, com a apresentação do Plano de Descontingenciamento do Cine Cultura, bem como com a assinatura do Termo de Concordância para retorno das atividades.
Além disso, neste primeiro momento, a ocupação será de somente de 50% da capacidade total.
Confira a programação completa dos Sábados Musicados:
Sábado, 09/10
20h30 – O Samba é Primo do Jazz, Angela Zoé
Documentário| Brasil|2020|110’
Classificação: 12 anos
Sábado, 16/10
20h – Chorão: Marginal Alado, Felipe Novaes
Documentário|Brasil|2021|80’
Classificação: 14 anos
Sábado, 30/10
20h – Chico: Artista Brasileiro, Miguel Faria Jr.
Documentário| Brasil| 2016| 115’
Classificação: 10 anos
Sábado, 06/11
20h- Cássia Eller, Paulo Henrique Fontenelle
Documentário|Brasil|2015|120’
Classificação: 12 anos
Sábado, 13/11
20h – Reginaldo Rossi, Meu Grande Amor, José Eduardo Miglioli Junior
Documentário| Brasil|2017|85’
Classificação: 12 anos
Sábado: 27/11
20h – Tim Maia, Mauro Lima
Drama, Biografia|2014| 140’
Classificação: 16 anos
O Samba é Primo do Jazz
Sinopse: O documentário “O Samba é Primo do Jazz” vai mostrar a trajetória musical de Alcione Dias Nazareth, a nossa grande intérprete brasileira, a partir de suas referências musicais, sua inserção no mundo da música e sua relação com família e amigos. A cinebiografia nos aproxima de uma Alcione descontraída, divertida e matriarcal com a vida e o fazer artístico.
Trailer: https://youtu.be/3i5skxdPcZI
Chorão: Marginal Alado
Sinopse: O documentário retrata a vida e a carreira do cantor brasileiro Chorão, líder da banda Charlie Brown Jr. Além de depoimentos sobre sua vida pessoal e profissional e imagens de arquivo, o filme acompanha a história de uma das estrelas do rock mais importantes do Brasil. Chorão viveu duas décadas intensas de sucesso nacional e internacional, cheios de momentos polêmicos, até sua morte prematura, por overdose de drogas, em 2013.
Trailer: https://youtu.be/3dtdk4PBbyg
Chico: Artista Brasileiro
Sinopse: No documentário Chico – Artista Brasileiro, Chico Buarque é uma figura fundamental da cultura brasileira nos últimos 50 anos. Ele conversa sobre toda a sua trajetória, incluindo memórias, shows, processo criativo, métodos de trabalho e até vida cotidiana. Além de seus próprios relatos, partindo de músicas apresentadas, dizendo como cada uma nasceu, outros nomes importantes da música brasileira também participam, dando seus depoimentos.
Trailer: https://youtu.be/tmX0SU_4hU4
Cássia Eller
Sinopse: Cássia Rejane Eller. Cássia Eller. Cássia. Uma poderosa força inquieta no palco, a timidez em pessoa fora dele. Um dos grandes nomes da música brasileira, Cássia Eller marcou a década de 1990 e chocou o país com sua morte precoce, em 2001. Um filme sobre a cantora, a mãe, a mulher que expôs sua vida pessoal e rompeu barreiras, deixando um belo legado social e artístico.
Trailer: https://youtu.be/HWKbKrrUZnU
Reginaldo Rossi, Meu Grande Amor
Sinopse: A trajetória de vida e carreira de Reginaldo Rossi, um dos maiores artistas da música popular brasileira. Abandonando uma carreira de professor de matemática e engenheiro civil que nunca conseguiu fazer funcionar, Rossi misturou ritmos e estilos sem preconceito para criar sua própria identidade e marcou o país para sempre. Amigos, colegas de profissão e familiares relembram a história do ídolo.
Trailer: https://youtu.be/WwYdAHqPpMI
Tim Maia
Sinopse: Cinebiografia do cantor Tim Maia, baseada no livro "Vale Tudo – O Som e a Fúria de Tim Maia". O filme percorre cinquenta anos na vida do artista, desde a sua infância no Rio de Janeiro até a sua morte, aos 55 anos de idade, incluindo a passagem pelos Estados Unidos, onde o cantor descobre novos estilos musicais e é preso por roubo e posse de drogas.
Trailer: https://youtu.be/YKc7mnOzjFA