29 outubro 2024 às 05:59

Cmeis da região sul da Capital promovem atividades do projeto Berço de Talentos e se preparam para a Fecit

Fontes do Saber e Castelo Encantado mostraram bonitos estandes e apresentadores bem preparados

Os Centros Municipais de Educação Infantil Fontes do Saber, localizado no Jardim Taquari, e Castelo Encantado, no Jardim Aureny III, ambos na região sul de Palmas, promoveram  na  manhã desta quarta-feira, 4 de setembro, uma série de atividades com os alunos referentes ao projeto Berço de Talentos, que também é uma preparação para a próxima edição da Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia (Fecit).

Nas duas unidades a dinâmica é a mesma. A partir do projeto macro, cada sala desenvolve atividades com um tema específico durante o ano, com pesquisa, produção, preparação de estandes e exposições para o dia da culminância, sempre encarado com muito senso de reponsabilidade para os pequenos experimentadores.

A supervisora do Fontes do Saber, Chirley Ferreira, explica que o macro tema do Cmei são os elementos da natureza, nos quais professores e alunos se inspiraram para montar apresentações surpreendentes que irão dar trabalho aos avaliadores. “São todos maravilhosos”, ela responde entusiasmada quando perguntada qual chamou mais sua atenção.

Uma delas, as Bananeiras do Nosso Quintal, apresentou as propriedades nutricionais da biomassa de banana verde e as vantagens do uso do fertilizante natural feito a partir das cascas. Sob orientação das professoras Luciana Souza e Sâmura Ramalho, Wendel Arthur, do pré-escolar, elencou com propriedade os minerais presentes na biomassa. “Ela é muito importante para manter uma boa saúde”, explicou, enquanto oferecia um pote do produto ao visitante do estande.

No Castelo Encantado, a diretora Rosimeire Coelho explicou que o Berço de Talentos funcionou como um divisor de águas no Cmei, pois incrementou o processo de aprendizado ao aliar o conhecimento teórico com a prática em atividades que chamam a atenção da comunidade e levam os pais para dentro da escola, encantados com o interesse e desenvoltura dos filhos. “Os alunos se sentem envolvidos, e se preparam com entusiasmo para o dia da culminância, que é muito aguardado. É perceptível a demonstração de envolvimento e responsabilidade”, relata.

É neste Cmei que as professoras Raiane Coutinho, Simone Santos, Socorro Moura e Roberta Silva apresentaram a facilidade de produção e potencial do esfoliante natural caseiro, a partir de mel e suco  de acerola. E as professoras Jovelina Queiróz e Idália Medrado promoveram o projeto Comer para cantar e viver melhor. Foi com sua participação que o Bernardo Silva,  do pré-escolar, aprendeu o quanto é saudável o consumo da batata doce e a receita do brigadeiro. “É gostoso e fácil de fazer”, disse, antecipando um pouco o que virá na próxima Fecit. 

Texto: Semed Palmas

Edição: Secom Palmas