Por ser um esporte acessível, a modalidade ganha adesão massiva – Foto: Júnior Suzuki
Turismo, Juventude e Esportes
05 novembro 2025 às 15:56

Com apoio da Prefeitura de Palmas, corridas de rua impulsionam esporte, saúde e economia

Com apoio da Prefeitura de Palmas, modalidade ganha força, atrai milhares de participantes e contribui para o fortalecimento da economia local

O calendário esportivo de Palmas já contabiliza 48 corridas de rua realizadas em 2025 e outras dez provas previstas até o fim do ano, número que evidencia o fortalecimento da modalidade e o crescente interesse da população pela prática regular de atividades físicas. Por isso, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Turismo, Juventude e Esportes, tem apoiado essas iniciativas com a liberação de áreas públicas, sinalização e ordenamento das vias, além de auxílio na divulgação.

Entre os eventos mais esperados do calendário esportivo está a 24ª edição da Meia Maratona do Tocantins, que será realizada no dia 7 de dezembro, em Palmas. A prova contará com percursos de 21 km, 10 km, 5 km e uma modalidade de 1 km destinada ao público infantil e atletas com deficiência física. O evento deve reunir corredores de várias partes do Estado e de outras regiões do país, consolidando-se como uma das principais competições esportivas do Tocantins

De acordo com o secretário-executivo de Esportes, Lécio Guimarães, as corridas de rua têm desempenhado um papel importante na promoção da saúde e na integração social. “Após a pandemia, a busca pela qualidade de vida ganhou um papel significativo na vida das pessoas. As corridas passaram a ser uma atividade física acessível e com grande capacidade de reunir pessoas. Os aspectos sociais e emocionais dos eventos se tornaram ainda mais relevantes, e as fases pré e pós-corrida ganharam destaque nesse novo cenário”, disse.

Adesão

O crescente interesse pelas corridas também se reflete na adesão popular. Em uma das provas realizadas neste ano, cerca de três mil pessoas participaram. Para o atleta Leoney Oliveira, que pratica o esporte há 15 anos, a principal motivação dos participantes é o impacto positivo que a corrida traz para o dia a dia. “Na minha visão, o que tem motivado tanta gente a começar é a busca por qualidade de vida, a superação de situações difíceis, como ansiedade e depressão, e também o desejo de se superar, mostrar que é possível correr 5, 10 quilômetros ou simplesmente evoluir a cada dia”, afirmou.

Turismo e economia

Além dos benefícios à saúde, as corridas também contribuem para o fortalecimento do turismo e da economia local. A secretária municipal de Turismo, Juventude e Esportes, Ana Paula Setti Nogueira, destaca que as corridas de rua têm se tornado um importante instrumento de fomento ao turismo e à economia local. “As provas atraem atletas de diversas regiões, movimentam a rede hoteleira, os restaurantes e o comércio, além de incentivar o uso dos espaços públicos e promover a convivência entre as pessoas. O esporte tem papel essencial no desenvolvimento humano e social, e Palmas tem se destacado nesse cenário”, afirmou.

Texto: Bruna Moura – estagiária sob a supervisão da jornalista Josiane Mendes

Edição: Juliana Matos