
Com o Alô Pequi, palmenses têm demandas por serviços públicos resolvidas sem burocracia e ajudam a melhorar a gestão da cidade
Aplicativo, que cumpriu mais de 3,7 mil chamadas em cerca de dois anos, é uma ferramenta para a população cobrar e participar da solução dos serviços de limpeza pública e infraestrutura em geral
Os moradores de Palmas têm nas mãos uma ferramenta para
melhorar ainda mais a cidade e facilitar o acesso aos serviços públicos,
diminuindo assim a burocracia: o aplicativo Alô Pequi. Nele podem ser
solicitadas ações de roçagem, tapa-buracos, reparos na iluminação pública, poda
de árvores, recolhimento de animais mortos, galhada e entulho. Vale ressaltar
que apenas demandas em locais públicos serão atendidas.
O engenheiro mecânico Flávio Zanata Tomé Sombra, que usa
o aplicativo desde 2015, ano da sua criação, avalia positivamente os serviços
oferecidos com destaque para o tempo de resposta. “Já usei várias vezes e em
todas fui atendido. A maioria das solicitações foi relacionada à iluminação
pública, como substituição de lâmpadas em postes. Recentemente solicitei a
recuperação da pavimentação do asfalto em frente ao residencial que eu moro, na
Arso 102, e em menos de 10 dias foi realizado o serviço”, garantiu.
Ainda de acordo
com o engenheiro, o Alô Pequi facilita não só o atendimento ao cidadão, mas
também é uma boa ferramenta de gestão. “Dá agilidade nas execuções dos serviços,
deixando uma imagem boa para administração. Inclusive já recomendei aos amigos
e até mesmo ao prefeito da minha cidade natal, Itapipoca no Ceará, para copiar
essa ferramenta de administração”, afirmou.
Quem também aderiu ao Alô Pequi foi a supervisora de
apoio administrativo Marilia Sávia, que decidiu baixar o aplicativo para
solicitar reparos no asfalto na rua da sua casa, na Arso 102. “Achei bem fácil
de usar e tive minha solicitação atendida em um bom prazo. Como vi a eficiência
do aplicativo, indiquei para amigos.”
Números do Alô Pequi
O Alô Pequi recebe demandas via telefone pelo Resolve
Palmas e direto no aplicativo, que são encaminhadas para a Secretaria Municipal
de Infraestrutura e Serviços Públicos. Desde que foi implantado, em agosto de
2015, o Alô Pequi registrou, até 23 de agosto deste ano, data do último
balanço, 3.727 chamados atendimentos dentro do prazo, que vai de 15 a 20 dias.
No topo das solicitações está o de reparo na iluminação
pública com 1.835 chamados, seguido do recolhimento de galhadas com 696 e em
terceiro ficaram os pedidos de tapa-buracos, com 512. A roçagem contabilizou
327 solicitações devidamente finalizadas; a poda de árvores registrou 245
chamados; o recolhimento de entulhos com 72 e, por fim, a retirada de animais
mortos de vias públicas, com 40 chamados.
Até a tarde da
última quarta-feira, 14, estavam em aberto aguardando o atendimento 13
chamados, sendo 11 para reparos na malha asfáltica e dois para recolhimento de
galhadas.
Como usar?
Para acessar o aplicativo, basta baixá-lo pelas lojas
virtuais de aplicativo disponíveis para as versões dos sistemas IOS, Windows
Phone, Android. Na sequência, a pessoa deve realizar um cadastro com nome, CPF,
email e senha. O sistema permite abrir uma solicitação e acompanhar a execução
do serviço por meio de imagens do “antes” e “depois”.
Caso o cidadão não disponha de smartphone, poderá entrar
em contato com a Central Alô Pequi pelos telefones 3234-0059, 3234-0060,
3234-0061, 3234-0062.