
Com participação de mais de 1200 atletas, Superliga das Américas de Vôlei Adaptado é encerrada na Capital
Considerado o maior evento da modalidade voltado a idosos no Brasil, a competição contou com o apoio da Fundesportes e da Agtur
Depois de cinco dias de disputas entre equipes de quatro diferentes países e quatro estados brasileiros, chegou ao fim, neste domingo, 13, a 5ª Final da Superliga das Américas de Vôlei Adaptado à Melhor Idade 2025. Realizada em Palmas desde a última quarta, 9, na Escola Estadual em Tempo Integral Professora Elizângela Glória Cardoso, a competição teve apoio da Prefeitura da Capital, por meio da Fundação Municipal de Esportes e Lazer (Fundesportes) e da Agência Municipal de Turismo (Agtur), e contou com a participação de mais de 1200 atletas, dentre eles seis equipes palmenses, todas do projeto VóVôlei, uma iniciativa que envolve a atuação conjunta da Fundesportes e a Secretaria Municipal de Ação Social (Semas), que é desenvolvida no Parque da Pessoa Idosa Francisco Xavier de Oliveira.
Sagraram-se campeãs nos naipes Feminino, na categoria +45: Praia Grande (SP); na categoria +58: Praia Grande (SP); na categoria +68: Praia Grande (SP); +75: Guarujá (SP). Já no Masculino, na categoria +45, a equipe campeã foi o Auriflama (SP); no +58: Bebedouro (SP); no +68: Praia Grande (SP) e +75: Jaboticabal (SP).
Embora fora do pódio, os atletas palmenses do VóVôlei se destacaram nas disputadas e também receberam medalhas de participação como premiação da Confederação Brasileira de Vôlei Adaptado (CBVA), a organizadora do evento. Foram 55 atletas que disputaram a competição nas categorias +58 e +68 nos naipes Feminino e Masculino, e na +75 no Masculino. Uma destas competidoras foi Kátia Garcia, de 60 anos, novata na equipe +58, que iniciou no time há apenas um mês. “O projeto mudou muito a minha vida. Melhorou a minha autoestima, a minha capacidade de interação e o meu espírito de equipe”, celebrou.
E o dia da premiação foi ainda mais especial para o Mariano Wieczorek, atleta do time +75 do VóVôlei que na mesma data completou 77 anos e garantiu que o maior presente que recebeu foi a participação na Superliga. “Aqui tivemos a oportunidade de mostrarmos que somos capazes e, principalmente, de sermos mais felizes!”, enfatizou.
Esporte adaptado
Para o presidente da Fundesportes, Vinícius Tundela, um evento esportivo como este gera uma sensibilização multifacetada em toda a cidade. “Primeiro vem o lado da inspiração ao se ver estes atletas. Depois, a riqueza cultural que significa ter 60 equipes do Brasil, da Argentina, do Peru e do Uruguai por aqui. Por fim, pensando no total de pessoas que vieram, é certo afirmar que a economia palmense ganhou bastante. Então, ter trazido esta competição para Palmas foi um enorme sucesso”, comemorou.
Muito além da competição
Para a presidente da Agtur, Ana Paula Setti Nogueira, o evento representa benefícios além da competição esportiva. “Foram mais de 1.200 atletas que movimentaram a nossa economia, fortaleceram o turismo e mostraram que a melhor idade é, também, tempo de superação, saúde e pertencimento. Ver nossa cidade pulsando com energia, acolhendo gente de tantas regiões, é a prova de que esporte e turismo caminham juntos para promover qualidade de vida e desenvolvimento local”, disse.
Esse acolhimento foi destacado pelo diretor-executivo da CBVA, Rodrigo Avelino, que não economizou elogios à Prefeitura de Palmas por todo o apoio oferecido para a realização da Superliga na Capital.
“Em nome da CBVA, eu quero parabenizar o Poder Público de Palmas por fazer esse trabalho da inclusão, por promover esta política pública que é investir no esporte para os atletas da melhor idade. Parabéns mesmo por terem esta visão”, enfatizou.
Apoiadores
Organizada pela CBVA e realizada pela Palmas Convention Bureau, a competição, além do apoio da Prefeitura de Palmas, por meio da Fundesportes e da Agtur, também contou com o senador Eduardo Gomes; a Federação do Comércio do Tocantins (Fecomércio); e com o Conselho Empresarial do Turismo (Cetur) como apoiadores.
Texto: Marcus Mesquita
Edição: Lorena Karlla Mascarenhas





