
Comércio varejista aquece as vendas de Natal em Palmas; somente na primeira quinzena houve crescimento de 6%, aponta pesquisa da CDL
43% dos empresários acreditam que as vendas no período de Natal de 2018 devem ser melhores na comparação com 2017
Os comerciantes de Palmas estão
otimistas com o período natalino, é o que demonstra a pesquisa da Confederação
Nacional do Comércio (CNDL), divulgada pela Câmara de Dirigentes Lojistas da
Capital (CDL), que revelou que quatro em cada dez comerciantes, 43% dos
empresários, acreditam que as vendas no período de Natal de 2018 devem ser
melhores na comparação com 2017.
Segundo a entidade, a expectativa da
CDL da Capital é de que as vendas de fim de ano tenham um crescimento
significativo, uma vez que na primeira quinzena do mês de dezembro houve um
acréscimo de 6% no total das vendas. Além disso, a recuperação de crédito
avançou 64,3% em comparação ao mesmo período do ano passado, e as negativações
caíram 32,4%.
O presidente da CDL, Silvan Portilho,
destaca alguns números importantes apontados na pesquisa. “O valor médio a ser
gasto com presentes natalinos este ano é de R$ 116, já os consumidores
pretendem comprar entre quatro e cinco itens para presentear”, disse,
ressaltando que os produtos mais procurados devem ser roupas (55%) e calçados
(32%), seguidos por perfumes e cosméticos (31%), brinquedos (30%) e acessórios,
como bolsas, cintos e bijuterias (19%).
“Apesar das dificuldades econômicas
porque passa o País, podemos ver um otimismo em ambos os lados, seja pelos
consumidores ou pelos lojistas. Esses números nos revelam que o palmense
está animado para suas compras de Natal. Estamos com boas expectativas para as
próximas semanas e esperamos terminar o ano com saldo positivo nas vendas”,
explicou Silvan Portilho.
Otimismo
Quem transita pelos shoppings da cidade ou comércio de rua
encontra os estabelecimentos em clima natalino. Esse movimento está cada vez
mais forte nos últimos dias, deixando os comerciantes mais animados. O
empresário do ramo de confecções, Naldo Costa, garante que a economia vem dando
sinais de recuperação, o que gerou aumento nas vendas e possibilitou várias
contratações temporárias. “O comércio já vem sentindo os reflexos desse
movimento na economia, mas ainda de forma acanhada para alguns setores. Ao
longo desse ano tivemos crescimento de vendas em todas as datas comerciais, no
Natal não poderia ser diferente, estamos otimistas e apostando em bons
resultados”, apontou o empresário.
Naldo Costa destaca ainda que o
comércio é muito dinâmico e que os consumidores precisam toda hora de estímulo.
“A decoração dos estabelecimentos, as vitrines e as ofertas são algumas
ferramentas utilizadas para conquistar novas vendas, por isso tem sido tão
comum assim que termina uma data comercial, antecipar a decoração da data
seguinte”, finalizou.
Outra ponta
Enquanto os consumidores presenteiam
mais pessoas com várias lembrancinhas, outros privilegiam apenas pais, filhos,
alguém mais próximo. Como o servidor público Roney Bennicchio que optou por
dividir com o irmão um presente melhor para a mãe. “Este ano doamos uma TV para
minha mãe, eu e meus irmãos resolvemos dar um presente útil para o dia a dia”, disse.
Já sua colega de trabalho, Iacira
Santos, optou por presentear familiares mais próximos e os filhos, comprando
mais presentes, se mantendo na média de preços divulgados pela pesquisa.
Edição e
postagem: Lorena Karlla