Menu
Redes sociais

Comitê de acompanhamento dos ODM municipal se reúne nesta quinta-feira

Comitê de acompanhamento dos ODM municipal se reúne nesta quinta-feira

Data da publicação: 07/12/2011


O comitê de acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), no âmbito da administração municipal se reunirá nesta quinta-feira, 08. A reunião acontece no auditório do Paço Municipal às 15h. A equipe se reunirá para debater sobre os projetos para se atingir os ODM’s e as estratégias de atuação em Palmas.

 

O Coordenador estadual dos ODM’s e do Projeto “Nós Podemos Tocantins”, Antonio Silveira, destacou que na Capital já se pode perceber resultados concretos e ações de sucesso, desenvolvidas por órgãos públicos, organizações e sociedade civil. “Já é perceptível a mudança de comportamento em algumas áreas, avançamos bastante na proposta de um mundo melhor, mas é necessário um esforço coletivo e ações contínuas para que os ODM’s sejam atingidos”, disse.

 

A Prefeitura de Palmas tem se mostrado sensível ao trabalho e a necessidade de se atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Além de parceira dos eventos da ODM, foi sancionado pelo prefeito Raul Filho, em 2010, o decreto que criou o Comitê Intersetorial dos ODM no âmbito Municipal para acompanhar e nortear as ações na Capital.

 

Os ODM’s

Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio foram definidos pela Cúpula do Milênio, formada por 191 países no ano 2000, em Nova York, e visam à construção de um mundo mais justo e solidário até 2015. Foram estipulados 08 objetivos e 18 metas. No Brasil as ações voltadas para o cumprimento das metas é acompanhado pela Secretaria Geral da Presidência da República, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade.

 

Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM’s) são:

1 - Erradicar a extrema pobreza e a fome;

2 - Educação básica de qualidade para todos;

3 - Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres;

4 - Reduzir a mortalidade infantil;

5 - Melhorar a saúde das gestantes;

6 - Combater o HIV/ AIDS, a malária e outras doenças;

7 - Garantir a sustentabilidade ambiental;

8 - Estabelecer parcerias para o desenvolvimento.