03 novembro 2009 às 16:45

Comitiva do concurso nacional Arte, Educação, Cidadania e Cultura visita Palmas

Chega a Palmas nesta quarta-feira, 4, a comitiva do concurso nacional Arte, Educação, Cidadania e Cultura, desenvolvido pelo Ministério da Educação, Ministério da Cultura e Organização dos Estados Ibero Americanos. A visita tem como principal obj…


Chega a Palmas nesta quarta-feira, 4, a comitiva do concurso nacional Arte, Educação, Cidadania e Cultura, desenvolvido pelo Ministério da Educação, Ministério da Cultura e Organização dos Estados Ibero Americanos. A visita tem como principal objetivo conhecer o projeto de arte “Verde Maça” desenvolvido, pelo segundo ano consecutivo, pela Escola Municipal Francisca Brandão Ramalho, localizada na quadra 1.204 Sul, com o apoio da Secretaria Municipal da Educação (Semed).


 


A comitiva está realizando uma visita em todo país para conhecer os projetos que se inscreveram no concurso. Após está avaliação, serão escolhidas 13 ações, em todo o país, que estarão se apresentando durante o Encontro Nacional de Arte/Educação, Cultura e Cidadania realizado paralelamente ao 19º Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil (CONFAEB). Esses dois eventos ocorrerão durante o Congresso Latinoamericano e Caribenho de Arte/Educação, entre os dias 25 e 28 de novembro de 2009, em Belo Horizonte. Após essa etapa, somente três projetos serão escolhidos para a mostra no México, que acontecerá em 2010.


 


A professora de Artes Fabiane Goulart explica que 30 alunos, com idade entre 7 e 16 anos, participam do projeto. Primeiramente são realizadas aulas teóricas em sala de aula no período matutino. “Eles estudam os artistas nacionais e internacionais e os elementos de linguagem e composição.” O próximo passo e a parte prática. “Toda técnica utilizamos tinta óleo, todo o material é fornecido pela Semed”, conta a professora.


 


Fabiane destaca que o tema que os alunos utilizam para desenvolver suas telas é livre. “Muitos realizaram uma releitura de artistas como Tarsila Amaral, Cândido Portinari e Pablo Picasso. Além de outros estudantes que preferem desenvolver sua pintura com elementos do modernismo e abstracionismo.”


 


A professora cita ainda que o projeto ajudou os alunos em algumas questões como a socialização e auto-estima. “Temos alunos que apresentavam algum tipo de problema, como a agressividade e vimos que após o projeto isso diminuiu.”


 


A visita da comitiva na escola, segundo Fabiane, já é um reconhecimento. “Eles leram o projeto e se interessaram. E educação é isso, trabalhar com os alunos em todas as áreas contribuindo no seu desenvolvimento.”