Membros do Comtur participaram de reunião nesta quarta-feira, 3, para avaliar ações do ano vigente e discutir novidades para setor turístico – Foto: Beatriz Pontes
Turismo
03 dezembro 2025 às 16:06

Comtur aprova balanço de ações de 2025 e discutem novidades para o setor turístico em 2026

Encontro realizado nesta quarta, 3, avaliou iniciativas deste ano e trouxe novidades para a qualificação profissional do setor

Em sua terceira reunião extraordinária, na tarde desta quarta-feira, 3, o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) aprovou as atividades realizadas pela pasta em 2025, incluindo ações como o apoio ao Rally dos Sertões e a realização do Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT), além dos relatórios para composição da pontuação do ICMS Ecológico. O Comtur é um órgão consultivo e deliberativo responsável por acompanhar e propor políticas públicas de turismo no Município.

A reunião aconteceu na Secretaria Municipal de Turismo, Juventude e Esportes e incluiu a apresentação da Medida Provisória nº 10/2025 da Prefeitura de Palmas, que unificou as áreas de Turismo, Juventude e Esportes, e a atualização da presença de Palmas no Mapa do Turismo Brasileiro. Também foi discutido o andamento do processo de reordenamento da Praia da Graciosa. A secretária Ana Paula Setti Nogueira presidiu o encontro e reforçou a importância do planejamento integrado. “Estamos trabalhando para fortalecer o turismo de forma organizada, alinhada às necessidades do setor e da comunidade, pontuou.

Uma das novidades apresentadas para o setor foi anunciada pela coordenadora da Área de Turismo e Hospitalidade do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Janaina Aires. Segundo ela, em 2026, o instituto abrirá dois novos cursos técnicos focados em turismo. São eles o curso técnico em Hospedagem Integrado ao Ensino Médio e o curso técnico em Guia de Turismo Regional, Nacional e América do Sul. “Essas demandas surgiram do mercado e refletem o crescimento da hotelaria e a necessidade de formação de guias”, destacou.

Texto: Bruna Moura, estagiária sob a supervisão da jornalista Josiane Mendes

Edição: Juliana Matos