28 julho 2015 às 17:58

Comunidade formará grupo gestor para gerenciamento das ações do CEU

A Prefeitura de Palmas, através da Unidade Gestora Local (UGL), realizou a Oficina de Mobilização Social nessa segunda-feira, 27, na Escola Estadual Vale do Sol, com o intuito de inserir a comunidade no gerenciamento das ações do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), que brevemente será inaugurado em Taquaralto. Para isso, a formação e funcionalidade de um grupo gestor foram discutidas.

“O objetivo da mobilização social é trazer representantes expressivos da comunidade local e mobilizá-los na composição desse grupo gestor para que se sensibilizem na importância desse equipamento e que incorporem a ideia de gestão comunitária”, disse o monitor da oficina, Diego de Freitas.

Durante a oficina, grupos de discussão foram criados para debater os objetivos e funções do grupo gestor. “Estamos inovando as ideias para que quando o CEU venha a ser implantado toda a comunidade participe ativamente e os grupos gestores estejam cientes do que de fato está ocorrendo. Que seja um ato de pertencimento dentro da nossa comunidade em geral”, disse Valter Rodrigues, morador do bairro Morada do Sol 2.

“Estamos nesse momento desenvolvendo uma das atividades essenciais que é a mobilização social que é uma ação que trará muitos benefícios para a comunidade, pois ela vai poder, juntamente com o poder público, gerenciar as ações e desenvolver um trabalho bem democrático. Nas próximas etapas, construiremos junto à comunidade uma proposta de estatuto e de regimento interno e posteriormente elegeremos os representantes do grupo gestor que será um grupo de tripartites com representantes da Prefeitura de Palmas, da sociedade civil organizada e da sociedade civil. Vamos colher bons frutos desse trabalho que estamos dando andamento”, disse a coordenadora da UGL, Luciane De Marque.

José Carlos é morador do bairro Maria Rosa e presidente da Liga Nacional de Karatê do Brasil. Ele pretende executar projetos voltados aos jovens no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU). “Os projetos que serão desenvolvidos no CEU trarão à comunidade um conhecimento amplo da cultura e do esporte. Trarão benefícios aos jovens que muitas vezes estão ociosos. Nós vamos ter condições de passar para eles muitas coisas boas numa boa estrutura”, disse.

Tags: