13 setembro 2013 às 17:37

Concurso Cultural Energias do Mundo seleciona trabalhos de alunos do Município

Dos 15 trabalhos finalistas no Concurso Cultural Energias do Mundo, sete foram elaborados por alunos sob a orientação de professores de escolas da rede municipal de ensino de Palmas.

 

O concurso tem como foco principal as escolas públicas municipais de ensino fundamental (3º ao 7º ano) e oferece possibilidades para que professores e alunos possam estabelecer reflexões e práticas sobre a história das energias que movem o mundo.  Ampliando, desta forma, conhecimentos sobre o meio ambiente, promovendo a livre expressão artística no ambiente escolar e propondo atividades alinhadas com os Parâmetros Curriculares Nacionais e com as Leis de Diretrizes e Bases do Ministério da Educação (MEC).

 

Baseados pelo tema: “A História das Energias do Mundo: passado, presente e futuro”os alunos elaboraram trabalhos usando técnicas como colagem, escultura, pintura, desenho e outras linguagens ligadas às artes visuais. Os trabalhos elaborados pelos educandos da Capital concorreram com trabalhos desenvolvidos em escolas dos municípios de Miracema do Tocantins, Porto Nacional, Brejinho de Nazaré, Ipueiras, Tocantínia e Lajeado.

 

Os alunos Carlos Daniel dos Santos Ferreira, Carlos Magno Ferreira Peixoto e Gabriel Gonçalves Quintino, do 5º ano da Escola Municipal Paulo Freire, desenvolveram o projeto “Qualidade de vida com meio ambiente saudável” e montaram a maquete de uma casa ecológica com materiais recicláveis: papelão, vidro, caixa de leite, garrafas pets, tinta guache, entre outros.

 

Com o tema “Fonte de Conhecimento Ecológico”, os alunos Geovana Gabrielle Borges, Hosana Barros Maracaípe, João Paulo Costa de Morais e Maria Eduarda Fonseca Leal, do 6º ano da Escola Crispim Pereira Alencar montaram um espaço de leitura embaixo de uma árvore no terreno da escola utilizando materiais recicláveis como plástico, papel, retalhos de tecido, CDs, jornais e revistas.

 

Também do 6° ano da Escola Crispim, as alunas Ana Carolina Rodrigues da Cruz, Débora da Silva Fonseca, Ingrid Barradas da Silva e Rizia Lucia Soares Lima, a partir da linha do tempo encontrada no Guia do Aluno, criaram um painel com material reciclável, denominado “ECOsciência” onde, de um lado, as imagens mostram o meio ambiente preservado acompanhadas de textos com dicas e sugestões para contribuir com a preservação do planeta. Do outro lado, as imagens mostram as consequências que o descaso do homem tem provocado no meio ambiente ao longo dos anos.

 

“Fogão Solar Essencial” esse foi tema do trabalho dos alunos do 5° ano da Escola Municipal Anne Frank, João Batista Tomazini Sturiale, Maria Luiza Gomes Alencar, Pabullo dos Santos Franco, Júlio Barbosa de Oliveira. Utilizando uma caixa de papelão, papel alumínio, vidro e tinta, os alunos criaram um trabalho que utiliza a energia solar para aquecer os lanches na hora do intervalo.

 

Letícia Weber Rodrigues Brandão, Igor Silva Reia Gomes e Beatriz de Sousa Araujo, alunos do 4º ano da Escola Anne Frank, desenvolveram o projeto “Moda Energia”. Utilizando desenhos representando os diferentes tipos de energia como a solar e a eólica, os alunos pintaram pedaços de tecidos que podem ser aplicados em diferentes peças de vestuário e decoração.

 

Os irmãos Gelson Rocha de Lima e Jefferson Rocha de Lima, alunos do 6º ano da Escola Anne Frank desenvolveram o trabalho “Presente futuro em nossas mãos”. O trabalho explorou o consumo e descarte consciente de pilhas e baterias usadas (foram coletados 4 kg deste material), sendo transformados através do olhar e da prática artística e do conhecimento científico. Os alunos isolaram de forma adequada o resíduo tóxico, criando vasos de cimento que hoje embelezam a escola.

 

Junto com Bruno Conde, os irmãos Lima desenvolveram também, o projeto “Geração Energia”. Utilizando técnicas de desenho os educandos representaram o uso das energias solar, hidráulica e eólica pelo homem.

 

O Concurso

O Projeto Energias do Mundo, que é promovido pelo Ministério da Cultura e a Investco, empresa do Grupo EDP, com o apoio do Instituto EDP e realizado em parceria com a Casa Redonda Cultural, é uma experiência pedagógica que tem por objetivo estimular a expressão cultural e artística no ambiente escolar, utilizando como eixo transversal de ensino um tema ambiental de ampla relevância na atualidade: As energias que movem as civilizações e os seus caminhos em direção ao futuro. (Com informações de http://www.energiasdomundo.com.br)

 

concurso premiará os três melhores trabalhos vencedores da seguinte maneira:

 

1º Lugar

Professor: um notebook

Alunos: um tablet para cada aluno

Escola: assinatura anual da REvista Educação

 

2º Lugar

Professor: um tablet

Alunos: uma câmera fotográfica digital

Escola: assinatura anual da Revista Educação 

 

3º Lugar

Professor: uma câmera fotográfica digital

Alunos: uma câmera fotográfica digital para cada aluno

Escola: assinatura anual da Revista Educação

Tags: