Conheça um pouco da rotina de alguns educadores que fazem a diferença e inspiram seus alunos
Neste dia 15 de outubro, data que é celebrado o dia dos professores, selecionamos alguns exemplos de profissionais que exercem a profissão com dedicação e maestria
Na rede municipal de ensino de Palmas, muitos professores se destacam não apenas pelo conhecimento que transmitem, mas também pelo impacto positivo que geram na vida de seus alunos. Estes educadores vão além da sala de aula, mostrando que ensinar é uma missão. Neste dia 15 de outubro, data que é celebrado o dia dos professores, selecionamos alguns exemplos de profissionais que exercem a profissão com muita dedicação e maestria.
Um exemplo inspirador é o da professora Talita Fernanda Leal Mendes, que trabalha na Escola Municipal Luiz Rodrigues, situada na região norte da Capital. Com criatividade, a pedagoga Talita transforma o ensino de música em uma boa experiência de aprendizado dos seus alunos. Em suas aulas, ela leva os alunos a aproveitarem o momento da melhor forma possível, aprendendo o básico da música por meio do lúdico educacional.
Talita conta que busca sair do convencional e extrair conhecimentos do cotidiano para produção musical. “O ensino de música nem sempre é bem aceito como disciplina porque através da música relaxamos e curtimos parte da vida, fugindo um pouco da dinâmica de outras disciplinas. Para associar o ensino ao aprendizado, dividimos as turmas em times e propomos a eles que produzem por meio das vivências do dia dia, dos objetos e sons do cotidiano músicas, fugindo das partituras tradicionais. Assim, terão conhecimento básico de música, aprendizagem baseada em projetos, uso da criatividade e o principal, que é conquistar a atenção do grupo”, descreve a educadora.
Pioneira em trazer a tecnologia para suas aulas, utilizando vídeos e atividades interativas para tornar o conteúdo mais acessível e dinâmico, a educadora Francisca Neri, que atua na Escola de Tempo Integral Olga Benário, usou a sua habilidade e esforço para melhorar o índice de alfabetização das turmas que acompanha. Nos últimos anos os percentuais de aprendizagem com seus alunos subiram significativamente. Alfabetizadora nata, que também já atuou como gestora escolar, durante a pandemia de covid-19, conduziu a sala interativa e ministrou as aulas para os alunos do 1° ano para toda rede municipal de ensino.
Outro destaque é o professor de Matemática, José Carlos Ferreira Souza, da Escola de Tempo Integral Monsenhor Pedro Piagem, que é conhecido pela maneira inovadora de como ensina a disciplina. Ao perceber que muitos alunos tinham dificuldade em compreender fórmulas abstratas, José começou a utilizar jogos e atividades lúdicas, tornando o aprendizado mais prático e divertido. “Usamos metodologias diferentes para resolução dos exercícios, num formato que eles possam reconhecer de forma prática o que a questão está pedindo. Nesse formato, os estudantes conseguem absorver melhor e praticar em casa”, explica.
Há dois anos, a professora Kátia Vaes se destaca na equipe da Escola Henrique Talone pelo trabalho com alunos que têm necessidades especiais. Formada em Letras e especializada em Educação Especial, Kátia desenvolveu estratégias personalizadas para garantir que todos os seus alunos participem ativamente das aulas. Sua abordagem inclui desde adaptações curriculares no formato mais lúdico, até o uso de tecnologias interativas para atrair os seus alunos. “Sinto-me extremamente realizada em trabalhar numa escola que tem o maior número de alunos especiais. Aqui, eu consigo aproveitar bem as duas salas de recursos que a unidade dispõe para oferecer todo o meu conhecimento a cada um dos meus alunos. Consigo dar atenção de forma personalizada, isso ajuda bastante no desenvolvimento da aprendizagem”, relata a professora.
Kátia é reconhecida por sua empatia e pela habilidade de criar um ambiente de respeito e inclusão, onde cada criança desenvolve um sentimento de pertencimento. Sua dedicação vai além da sala de aula, pois ela também explora junto com as crianças vários espaços da unidade educacional. “Os ambientes precisam ser mais coloridos, com espaços mais infantis, muitos jogos e atividades lúdicas. Assim eles, se conseguem aprender divertindo”, conta sorridente.
De acordo com o secretário da Educação de Palmas, professor Fábio Chaves, a rede municipal de ensino da Capital é composta por centenas de professores que demonstram todos os dias que a verdadeira essência do ensino está em cultivar o potencial de cada aluno, independente das dificuldades que possam surgir. “Eles são exemplos de que o compromisso com a educação e o amor pelo que fazem podem mudar vidas, criando futuros melhores e mais promissores. Reconhecer esses profissionais é também reconhecer o papel fundamental que a educação desempenha na construção de uma sociedade mais justa, igualitária e preparada para os desafios do futuro”, ressalta o gestor parabenizando todos os professores.
Texto: Semed Palmas
Edição: Secom Palmas