A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, (Comdipi), Simone Fontenelle, representado todos os conselhos do Brasil, participou do encerramento da Operação Vetus, deflagrada em todo o País, em 01 de outubro de 2020, no dia Internacional da Pessoa Idosa, que visa o combate à violência contra a pessoa idosa, por iniciativa dos Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e Ministério de Justiça e Segurança Pública, que terminou nesta quarta-feira, 16, em Brasília (DF) e contou com a presença da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves.
Na ocasião, foi apresentado o Painel de Dados Direitos Humanos, lançado em 14 de dezembro de 2020, que é uma ferramenta interativa onde qualquer cidadão pode consultar os dados sobre violações de direitos humanos recebidos pelo Disque 100 e pelo Ligue 180 no primeiro semestre de 2020.
Presidente do Comdipi e membro da Frente Nacional de Fortalecimento dos Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa/FFC, Simone Fontenelle diz que é essencial a participação dos conselhos nessa iniciativa do Governo Federal. “Estou aqui representando todos os conselhos Municipais dos Direitos da Pessoa Idosa do País e vejo a relevância desta operação para coibir a violência contra a pessoa idosa, e com auxílio da ferramenta, que nestes tempos de pandemia onde infelizmente vimos os números da violência contra o idoso aumentarem. Esta operação e painel vão nos ajudar a combater estes atos criminosos e a conscientizar a população da importância de proteger a pessoa idosa”, destacou ela.
No painel, além da prestação de contas dos serviços da Ouvidoria, também foram exibidos dados por perfis da vítima ou do suspeito. É possível descobrir o sexo, a faixa etária, a cor/raça, o grau de instrução e a nacionalidades daqueles que sofrem ou cometem as violações de direitos humanos ou de violência contra a mulher. Os dados constatados podem ser vistos em formato de gráficos ou tabela.
De acordo com os dados do Disque 100, apresentados pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, de janeiro a setembro de 2019 foram registradas 36.181 denúncias de violações relacionadas à pessoa idosa. No mesmo período de 2020, foram 62.109 denúncias. Devido às medidas de isolamento social provocadas pela Covid-19, agressores e vítimas acabam ocupando o mesmo espaço dentro de casa. (Com informações Ascom-Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos)