
Coordenadores tiram dúvidas e falam sobre importância de mestrado para professores da Rede Municipal de Ensino
Diferentemente dos mestrados
voltados para a área acadêmica, o Mestrado Profissional em Modelagem
Computacional de Sistemas de Gestão e Educação, oferecido pela Prefeitura de Palmas
exclusivamente para os servidores da Secretaria Municipal da Educação, é focado
na área profissional do professor. É o que explicam o coordenador e
vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de
Sistemas da Universidade Federal do Tocantins (UFT), respectivamente
professores doutores David Nadler Prata e Patrick Letouze.
A ideia do mestrado, segundo
Nadler Prata e Letouze, não é desenvolver tecnologias, mas criar grupos de
estudos e fazer com que o servidor da Rede Municipal de Ensino desenvolva o seu
próprio material, fazendo uso de tecnologias, software ou algo que possa auxiliá-lo nas
atividades em sala de aula. Outro foco do curso, conforme eles, é a criação de
canais de comunicação entre os professores, de forma a melhorar as práticas
pedagógicas. “Essa é uma linha de pesquisa voltada para o ensino. É você pensar
o problema da educação e, eventualmente, utilizar as ferramentas tecnológicas
para apoiar esse pensar”, pontuou Letouze, destacando que aqueles que passarem
pelo mestrado serão multiplicadores das ideias e deverão disseminar esse
conhecimento com os demais.
Nesse primeiro momento,
conforme o professor Patrick Letouze, essa turma terá a oportunidade de gerar
um conjunto de boas práticas no uso de tecnologias na educação. “Começaremos
com uma revisão boa da literatura, que a gente chama de revisão sistemática, e
entender o que está sendo feito no Brasil e no mundo e aquilo que é aplicável a
Palmas.” O vice-coordenador destaca que o projeto visa entender como as coisas
funcionam, adaptar para a Capital e poder avaliar, eventualmente, com
indicadores ou não, podendo ser subjetivo, qualitativo e quantitativo, não
necessariamente com experimentação, dependendo do que será acordado entre o
aluno e o orientador. “Mas nós temos a intenção, na medida do possível, dentro
desse projeto, de juntar alunos na forma de grupos, subgrupos, digamos assim,
para desenvolver um conjunto específico de atividades que tragam retorno para a
Prefeitura de Palmas.
Tecnologias
Para Nadler Prata, a tecnologia
se permeou por todas as áreas e também para a parte de ensino-aprendizagem.
“Hoje, a gente tem várias ferramentas que podem ser utilizadas nesse processo e
um dos focos que a gente tem, também, é fazer uso dessa tecnologia dentro das
salas de aula”. Com isso, de acordo com o professor, a ideia desse mestrado,
também, é fazer com que os servidores da Educação possam saber utilizar essas
tecnologias. “Quando e como utilizar, porque, na verdade, a gente acredita que,
com isso, trará uma maior qualidade para o ensino do Município. A gente sabe,
hoje, que existem muitas ferramentas, laboratórios que talvez não estejam sendo
utilizados na sua plenitude. Então, o que a gente busca é trabalhar esses
professores, de tal forma que eles possam fazer uso dessa tecnologia para que
eles entendam como funciona.”
Oportunidade
Tanto o coordenador como o
vice-coordenador do Programa de Pós-graduação dizem que veem com bons olhos
esse mestrado. Eles chamam a atenção dos servidores da Rede Municipal de Ensino
para a oportunidade que a Prefeitura de Palmas, por meio do Instituto Vinte de
Maio, está proporcionando e convidam os professores a se inscreverem. “Achamos
que vai ser bastante produtivo não só para os professores em si, mas também
para o Município de Palmas. É uma boa oportunidade para eles terem acesso,
entenderem um pouco como funciona, ter condições de fazer um planejamento e
preparar suas aulas utilizando tecnologias”, frisou Nadler Prata. “Gostaria de
convidar as pessoas a estarem participando dessa seleção, a gente ainda tem
vaga. Eu convido as pessoas a virem se juntar com a gente, a trocarem
experiências. A gente precisa dessa experiência, o que está acontecendo em
Palmas, entender também isso e poder construir em conjunto soluções que sejam
viáveis tanto para o Município como para os nossos alunos e para a nossa
sociedade.”
Letouze também opinou: “É uma
iniciativa louvável da Prefeitura de tentar gerar esses multiplicadores que vão
disseminar esse conhecimento. A expectativa é muito boa, estamos ansiosos pelo
trabalho que iremos desenvolver. Gostaria de acreditar que vamos estar gerando
inteligência. A pessoa que entra no processo de mestrado, ela aprende uma nova
maneira de pensar.”
Inscrições
As inscrições do processo de
seleção para as 20 vagas do Mestrado Profissional em Modelagem Computacional de
Sistemas, com ênfase em Gestão e Tecnologia Educacional seguem até o próximo
dia 8 de julho. Para se inscrever, o servidor deverá procurar a Secretaria do
Mestrado Profissional em Modelagem Computacional de Sistemas, no Campus da
UFT/Palmas, bloco Bala I, sala 4.