As crianças menores de 05 anos, que residem na zona rural do município de Palmas, começam a ser vacinadas contra a Paralisia Infantil (Poliomielite), nesta terça-feira, dia
Duas equipes do PACS – Programa de Agentes Comunitários de Saúde – compostas por enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e motoristas, vão percorrer chácaras, sítios, fazendas e assentamentos para vacinar cerca de 450 crianças, dentro da faixa etária vacinal, que moram nestas regiões.
“É um trabalho minucioso que exige disposição e persistência dos profissionais, por causa das grandes distâncias a serem vencidas, mas, ao mesmo tempo, muito gratificante, pois se trata de proteger a saúde de nossas crianças” - assegura Samuel Bonilha, Secretário de Saúde.
Zona Urbana
Já a Segunda Etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil, na zona urbana, está marcada para o próximo dia 22 de agosto, quando a Semus pretende imunizar mais de 19 mil crianças. Toda uma estrutura está sendo montada para disponibilizar 57 postos em toda a Capital.
A doença
A paralisia infantil, ou poliomielite, é uma doença causada pelo vírus, polioenterovírus, que traz consequências graves para as crianças, com sequelas que perduram por toda a vida, especialmente, de coordenação e locomoção motora. “E pensar que apenas duas gotinhas da vacina podem evitar tudo isso”, destaca Bonilha.
Para que os interessados em acompanhar o início da vacinação, destacamos uma equipe que vai sair da CEMUV – Central Municipal de Vacinas (Quadra 504, Av. Cesamar (LO-7), às 8 horas. Para entrevistas foi disponibilizado Juliana Araújo, telefone: (9283-4128), Coordenadora da Cemuv e Simone Moraes (9994-1623), Enfermeira responsável pela equipe de vacinação rural.