Em agenda articulada pelo secretário extraordinário do Matopiba, Carlos Amastha, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) recebeu, nesta quarta-feira, 4, em Brasília, representantes do Tocantins para tratar de uma parceria institucional voltada ao fortalecimento do setor industrial e, especialmente, da agroindústria na região.
O encontro reuniu Amastha, o secretário-executivo da Representação da Prefeitura de Palmas em Brasília, Rafael Drumond; e o presidente da ABDI, Ricardo Cappelli. Na pauta, a construção de um projeto conjunto entre a Agência, a Prefeitura de Palmas e a região do Matopiba — área que engloba Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia — com o objetivo de estimular o desenvolvimento social, econômico e industrial.
Projeto técnico
Durante a reunião, Cappelli destacou o interesse da ABDI em participar ativamente do processo de fortalecimento da agroindústria e de outros ramos industriais na região. Segundo ele, a Agência irá elaborar, nos próximos dois meses, um projeto técnico para definir de que forma poderá contribuir institucionalmente com as iniciativas em curso, com atenção especial às demandas de Palmas.
Expansão econômica
Para o secretário Carlos Amastha, a agenda representa um passo estratégico para ampliar investimentos e fortalecer a cadeia produtiva local. “Esse é um movimento importante para aproximar Palmas e a região do Matopiba das políticas nacionais de desenvolvimento industrial. A ABDI tem um papel fundamental nesse processo, e essa parceria abre novas perspectivas para a geração de emprego, renda e inovação”, destacou.
A expectativa é que, até março, o projeto inicial esteja concluído, definindo as primeiras ações da parceria. A iniciativa pretende consolidar a atuação da ABDI como agente institucional de apoio ao desenvolvimento industrial, com impacto direto na economia regional e na estrutura produtiva da capital tocantinense.