Menu
Redes sociais

Agentes de Proteção e Defesa Civil recebem capacitação de técnicos da Defesa Civil Nacional

Treinamento realizado nesta quarta, 4, abordou protocolos para reconhecimento federal de situação de emergência e busca de recursos para assistência humanitária

Agentes de Proteção e Defesa Civil recebem capacitação de técnicos da Defesa Civil Nacional

Superintendente da Defesa Civil de Palmas, Pedro Ângelo Senna, fez a abertura do evento

Data da publicação: 04/02/2026

Crédito da foto: Júnior Suzuki


Os agentes de Proteção e Defesa Civil de Palmas participaram na manhã desta quarta-feira,4, no Auditório do Parque da Pessoa Idosa Francisco Xavier de Oliveira, de uma capacitação com os técnicos da Defesa Civil Nacional, enviada pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR).

 

A capacitação acontece após as orientações e vistorias realizadas pela equipe de técnicos da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil no Jardim Taquari, que sofreu com um forte vendaval no dia 8 de janeiro.

 

Acesso a recursos

Durante a capacitação, a Analista Administrativa, Camille Lemos Teixeira, fez uma explanação sobre como buscar Recursos para Ações de Socorro e Assistência Humanitária, e explicou os protocolos para buscar o  reconhecimento federal da Situação de Emergência (SE), ou Estado de Calamidade Pública (ECP) em decorrência de desastre, com base na Portaria n° 260, de 02/02/2022, procedimentos e critérios.

 

Na oportunidade, a servidora também falou sobre as orientações operacionais vigentes em ações de resposta (assistência humanitária) para municípios atingidos por desastres de seca ou estiagem, ou por desastres de origem meteorológica, geológica ou hidrológica.

 

Em seguida, o coordenador-geral de Reestabelecimento da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, Thiago Monico, falou sobre o que pode ser solicitado de recursos à Sedec/MDR, para Ações de Restabelecimento e de Reconstrução (medidas de caráter emergencial), que são detalhadas através do Decreto Nº 10.593/2020.  

 

Gestão de riscos

Para o superintendente da Defesa Civil Municipal, Pedro Ângelo Senna, a capacitação é de suma importância para a equipe. “As capacitações visam melhorar a resposta a desastres em nível local, capacitando nossos  agentes municipais na gestão de riscos e uso do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD)”, concluiu. 

 

Também participaram da capacitação servidores da Secretaria Municipal de Infraestrutura, e da  secretária municipal de Ação Social e da Mulher.

 

Texto: Marcio Greick

Edição: Fernanda Sousa