Menu
Redes sociais

Anfitrião, povo Xerente se prepara para a 1ª edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas

Anfitrião, povo Xerente se prepara para a 1ª edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas

Data da publicação: 01/10/2015


A 70 km ao norte da cidade sede dos I Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (JMPI), entre os rios Tocantins e do Sono, vive o povo Xerente, anfitrião dos JMPI. Nesta quarta-feira, 30, representantes deste povo estiveram na Secretaria Municipal Extraordinária dos Jogos Indígenas (Seji), em Palmas, onde falaram de suas expectativas para os Jogos e receberam materiais de apoio esportivo.

Nas aldeias que circundam o Município de Tocantínia, 50 atletas dessa etnia se preparam para competir em diversas modalidades. “Estamos vindo para apresentar a cultura e mostrar que somos bons nos esportes, inclusive no esporte não indígena. Hoje recebemos material esportivo e vamos treinar mais futebol e corrida. O mundo todo vai conhecer a cultura Xerente”, garantiu o vice-coordenador esportivo da delegação para os Jogos, Silvino Sirwãwe Xerente.


A delegação Xerente recebe o apoio das Prefeituras de Palmas e de Tocantínia, que viabilizaram material esportivo para o treinamento dos atletas. “Se há um time da casa, com certeza ele é Xerente. Estamos fazendo o possível para que o desempenho deles nos Jogos seja o melhor e para que possam mostrar para o mundo sua força e cultura”, afirmou o secretário extraordinário dos Jogos Indígenas, Hector Franco, batizado pelos Xerente de Sompré.