Com apresentação ampla para os presentes no auditório do Ministério Público Estadual (MPE), na manhã desta sexta-feira, 13, a pesquisadora Doutora em Economia da Saúde, Tanara de Sousa, discorreu sobre sua pesquisa que abrange o comportamento do palmense em relação ao hábito de beber e dirigir. A pesquisa foi realizada na Capital, no período de agosto de 2011 até julho deste ano, com a aplicação de cinco rodadas de pesquisa de campo.
A pesquisadora destacou que o principal foco do estudo é o consumo de álcool e velocidade no trânsito. “Nós avaliamos as intervenções que vêm sendo feitas aqui em Palmas e como o poder público vem atuado para coibir os abusos”, disse a pesquisadora.
O estudo também apresentou redução na recusa dos cidadãos em se submeter aos testes de bafômetro durante as blitze, para a pesquisadora isso reflete uma mudança cultural provocada pelas campanhas educativas e repreensivas dos diversos órgãos. “Na primeira rodada constatamos 30 % e agora na última 7% no total de recusas de realizar o teste com o etilômetro; a cada pesquisa observamos esta queda significativa”, disse a pesquisadora.
Tanara destacou a importância de aproximar estudos acadêmicos à realidade do objeto de estudo, por isso, a pesquisadora optou pela metodologia de estudo de campo. Ela disse que participou diretamente da coleta das informações para conhecer a realidade de local e suas particularidades. “Na academia temos poucas pessoas trabalhando com a temática de trânsito, e geralmente, não há interação direta com cotidiano das pessoas. Participei de blitze e nosso papel é para que saibamos o que está sendo feito aqui, e o que de fato isso vai mudar efetivamente no nosso cotidiano”, disse.
Questionada se os dados da pesquisa já apontavam alguma melhora significativa para a Capital em relação às outras capitais brasileiras, a pesquisadora, mesmo cautelosa em responder por se tratar de realidades diferentes, afirmou: “Palmas está no caminho certo, e deve continuar seguindo essas políticas”.
Autoridades
Para o presidente da Câmara Municipal de Palmas, Major Negreiros, presente na abertura da Semana de Trânsito, não apenas os órgãos públicos são responsáveis pelo trânsito. “Todos nós que vivemos aqui temos a obrigação de cuidar do nosso trânsito, e de ser responsável na forma em que vamos conduzir o nosso veículo”, disse o parlamentar.
A procuradora geral do Ministério Público Estadual, Vera Nilva, destacou a necessidade de conscientização e o envolvimento do cidadão em atitudes que visam coibir o ato de beber e dirigir. “A consciência é a mãe da razão. Acredito que esta semana será de muita contribuição para fomentar a consciência nos cidadãos palmenses”, acrescentou a procuradora.
O secretário municipal de Segurança, Defesa Civil e Trânsito, coronel Ribamar Amorim, afirma que não tem medido esforços para melhorar os índices de acidentes de trânsito, e destacou algumas ações que estão sendo realizadas como as palestras, projeto Vida no Trânsito, peças teatrais, redes sociais, blitze, revitalização da sinalização de trânsito, podas das árvores, monitoramento eletrônico e autorização de concurso para novos agentes. “Ainda temos muito trabalho, mas também já temos muito que comemorar. Já reduzimos bastante nossos índices”, destacou o secretário.