Menu
Redes sociais

Audiências públicas de Revisão do Plano Diretor de Palmas já possuem datas definidas

Audiências públicas de Revisão do Plano Diretor de Palmas já possuem datas definidas

Data da publicação: 01/10/2015


As audiências públicas para discussão da revisão do Plano Diretor de Palmas já possuem data marcada. A agenda foi publicada pelo Instituto de Planejamento Urbano de Palmas (Ipup) no Diário Oficial de número 1348 do dia 24 de setembro. Conforme a publicação, as audiências ocorrerão nos dias 14, 15 e 16 de outubro, nas regiões Norte, Sul e Centro, respectivamente, tendo como finalidade, discutir os parâmetros para a revisão do Plano de Diretor de Palmas, voltados à diretriz Palmas Sustentável.

 

A revisão do Plano Diretor é realizada pelo Ipup, presidido pelo arquiteto e urbanista, Luiz Massaru, e atende à Lei Federal 10.257/2001-conhecida como Estatuto das Cidades, que determina que a revisão do Plano Diretor aconteça a cada 10 anos. Massaru explica que a revisão do Plano Diretor de uma cidade não acontece apenas no último ano, e sim nos 10 anos que antecedem a discussão. “Todas as questões que são apontadas e percebidas na cidade nesse período que se inicia a partir da última revisão realizada integram o processo”, afirma.

 

Em Palmas, a discussão oficial foi iniciada, segundo Massaru, com a inclusão da cidade, há cerca de um ano, na Iniciativa Cidades Sustentáveis (ICES) do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que realizou diagnósticos sociais, econômicos e ambientais na Capital, além de uma pesquisa de opinião pública, que resultaram em um Plano de Ação para Palmas, o qual deverá ser a base para o novo Plano Diretor.

 

Para a elaboração do Plano de Ação, resultante de pesquisas e diagnósticos do trabalho dos consultores dos Institutos IDOM, Pólis e Cobrape, em conjunto com os técnicos da Prefeitura Municipal, foram definidas cinco fases, que trabalharam três dimensões, 23 temas, 120 indicadores e quatro filtros; o que resultou na definição de sete áreas prioritárias para o desenvolvimento da cidade, sendo elas: Mobilidade e Transporte; Desigualdade urbana/Uso do Solo e Ordenamento Territorial; Gestão Pública Moderna; Competitividade da Economia; Segurança; Energia e Educação.

 

Audiências

O presidente explicou, ainda, que além dos seminários promovidos pela ICES, as audiências sobre o sistema de transporte urbano de Palmas, o Bus Rapid Transit (BRT), ocorridas desde janeiro de 2014, a audiência para a discussão do Plano de Mobilidade em junho de 2015 também compõem o processo de revisão.

 

Além destas audiências, o Ipup está se reunindo com representantes da sociedade civil em eventos específicos. A primeira reunião aconteceu com professores e estudantes da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), no dia 1º de setembro; a segunda foi organizada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Tocantins (CAU/TO), Instituto de Arquitetos e Urbanista do Brasil (IAB/TO) e Ulbra, com participação de profissionais de diversos segmentos como servidores públicos, professores, advogados, engenheiros, dentre outros.

 

Já na manhã da quarta-feira, 30, foi a vez dos proprietários de áreas às margens da TO-050, e à tarde, dos Conselhos Municipais de Mobilidade, de Desenvolvimento Urbano, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, sendo que outras reuniões serão agendadas conforme demandas da sociedade.

 

Agenda:

14/10 - das 19h às 22h, no Auditório da Escola Municipal de Tempo Integral Padre Josimo Tavares, na quadra 301 Norte, AV. LO 08, APM 01;

 

15/10 - das 19h às 22h, no Auditório da Escola Municipal de Tempo Integral Eurídice Ferreira de Mello, situada na rua 22 Apm 05, s/nº, Jardim Aureny III;

 

16/10 -  das 19h às 22h, na Câmara Municipal de Palmas, situada na quadra 501 Sul, conjunto 01, lotes 04 e 05, Av. Teotônio Segurado.