A Secretaria Municipal da Educação de Palmas (Semed) realizou, na tarde desta terça-feira, 27, um encontro formativo com supervisores educacionais da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, com foco na implementação da BNCC Computação e nas normas da Estratégia Nacional das Escolas Conectadas. O encontro marcou o lançamento do Documento de Integração Curricular da Educação Digital e Midiática da Rede Municipal de Ensino, que passa a incorporar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Computação. Durante a formação, os supervisores conheceram como as habilidades da computação estão distribuídas nos componentes curriculares, a partir da nova organização curricular da rede.
A abertura do evento foi realizada pela secretária-executiva pedagógica da Semed, Cândida Cecília, que destacou a importância do alinhamento pedagógico. “Este encontro representa um passo importante para garantir a implementação qualificada da Educação Digital e Midiática na rede municipal. Iniciar esse processo pelos supervisores é fundamental, pois são eles que acompanham diretamente o trabalho pedagógico nas unidades escolares”, afirmou.
Na sequência, a assessora técnica do Ministério da Educação (MEC) para a Rede Municipal de Ensino de Palmas, Maria da Conceição Lopes, explicou a Estratégia Nacional das Escolas Conectadas, instituída com o objetivo de universalizar a conectividade de qualidade para uso pedagógico e administrativo nas escolas públicas da educação básica.
Durante a apresentação, foi destacado que a Educação Digital e Midiática já era contemplada no currículo anterior. No entanto, com a publicação da BNCC Computação, em 2022, a rede passa a contar com uma orientação específica para o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao pensamento computacional, à cultura digital e ao uso crítico e responsável das tecnologias.
Aprimoramento profissional
Para os supervisores participantes, o momento formativo contribui para fortalecer o papel da supervisão no acompanhamento da implementação do Documento Curricular de Integração da Educação Digital e Midiática. “Considero relevante, pois fornece à supervisão informações essenciais para aprimoramento profissional. Essas informações serão repassadas aos professores, que iniciarão em 2026, com a implementação da nova proposta, visando à introdução da computação para nosso público-alvo, os estudantes”, destacou o supervisor pedagógico da Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal Jorge Amado, Flávio Albernaz.
As diretrizes do programa escolas conectadas, do governo federal, foram apresentadas pela Formadora da Semed e coordenadora do programa Saberes Docentes, Fabíola Peixoto. Ela ressaltou que esta formação integra um processo contínuo de implementação curricular, que será ampliado gradualmente para gestores escolares e professores, garantindo uma educação digital alinhada às diretrizes nacionais e às necessidades da rede municipal de ensino de Palmas.