Menu
Redes sociais

Capacitação prepara feirantes de Palmas para práticas sustentáveis e feiras mais organizadas

Ação integra um conjunto de medidas preparatórias para o processo de reforma das feiras municipais

Capacitação prepara feirantes de Palmas para práticas sustentáveis e feiras mais organizadas

Entre os temas abordados estiveram o descarte correto de resíduos e uso adequado de EPIs

Data da publicação: 26/01/2026

Crédito da foto: Tainara Saraiva


Feirantes de diversas regiões de Palmas participaram na manhã desta segunda-feira, 28, de treinamento direcionado à gestão de resíduos sólidos no ambiente de trabalho, com foco em boas práticas, organização e segurança nas feiras da Capital.


Promovida pela Prefeitura de Palmas, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo de Palmas (Sedeem), a capacitação faz parte de um conjunto de medidas que antecedem o processo de reforma das feiras municipais, previsto para ter início ainda neste primeiro semestre de 2026. Estão programadas ordens de serviço para grandes reformas nas feiras da Arno 61 (503 Norte), Arno 33 (307 Norte) e do Jardim Aureny I, além da realização de manutenções nas demais feiras da cidade.
 

Houve ampla participação dos feirantes, que receberam orientações sobre o descarte correto de resíduos, uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e sobre a importância de manter um ambiente limpo, organizado e seguro, contribuindo tanto para a saúde coletiva quanto para a melhoria da atividade econômica dos comerciantes.
 

Para o feirante Raphael Bandeira, que atua nas feiras da 304 Sul e Arse 112 (1106 Sul), a capacitação foi uma oportunidade de esclarecimento. “Esse tipo de iniciativa é muito importante, pois quanto mais conscientização o poder público levar melhor. Acreditamos que seja necessária maior conscientização também da população que frequenta as feiras, especialmente quanto ao uso das mesas, já que muitas pessoas utilizam os espaços e deixam o lixo sobre elas. Seria simples que cada um recolhesse o próprio lixo e o descartasse às lixeiras”, destacou.
 

Representantes da Sedeem também aproveitaram o momento para sanar dúvidas sobre as datas de início das obras, logística e reforçar o compromisso da Prefeitura de Palmas no preparo dos feirantes não apenas para as reformas estruturais, mas também para a adoção de práticas mais sustentáveis no dia a dia.

Texto: Tainara Saraiva

Edição: Juliana Matos