Menu
Redes sociais

Colegiado do Fórum Permanente de Educação de Palmas discute pautas estratégicas para 2026

Dentre os tópicos da reunião ordinária estava a Conferência Municipal de Educação, que está prevista para acontecer no próximo dia 27 de janeiro

Colegiado do Fórum Permanente de Educação de Palmas discute pautas estratégicas para 2026

Data da publicação: 17/12/2025


O Fórum Permanente de Educação de Palmas (Fe-Palmas) realizou, na terça-feira, 16, reunião ordinária com os membros do colegiado para discutir pautas estratégicas relacionadas ao acompanhamento do Plano Municipal de Educação (PME) e à organização da próxima Conferência Municipal de Educação.

A coordenadora do Fe-Palmas, professora Ana Cléia Gomes, destacou que a minuta do projeto de lei, que trata da prorrogação do Plano Municipal de Educação, está em tramitação na Procuradoria-Geral do Município e, em breve, será encaminhada à Câmara de Vereadores. “A medida se faz necessária, uma vez que a vigência do PME se encerra em 16 de janeiro de 2026. A proposta é prorrogá-lo por mais um ano, garantindo a continuidade das ações enquanto se constrói o novo plano, que, por sua vez, é um instrumento importante enquanto política pública norteadora das ações educacionais do Município”, destacou.

Outro ponto relevante foi a apresentação do esboço da programação da Conferência Municipal de Educação, prevista para 27 de janeiro de 2026, em local ainda a ser definido. Os membros debateram possíveis temas para a palestra magna, bem como sugeriram palestrantes renomados na área da Educação.

O colegiado deliberou ainda pela elaboração de um documento do Fe-Palmas com os principais aspectos e apontamentos do relatório de monitoramento e avaliação do PME. O material deverá ser socializado e entregue à Secretaria Municipal da Educação (Semed) durante a Conferência Municipal de Educação. Para essa finalidade, foi sugerida a criação de uma comissão específica, considerando a representatividade das instituições que integram o fórum.

Estiveram presentes representantes do Poder Executivo, Conselho Municipal de Educação (CME), representantes das instituições do ensino superior, da Educação Básica nas modalidades: Educação Infantil e Ensino Fundamental, das associações de bairros e representantes das organizações estudantis.

Texto: Redação Semed

Edição: Juliana Matos